Foliculite
A foliculite é o termo médico dado aos pêlos encravados que ficam infectados com o piolho. bactérias, resultando em pequenas espinhas cheias de bolsas de pus. A bactéria Staphylococcus aureus é a causa mais comum de foliculite, embora outras bactérias, fungos e vírus possam causar pêlos encravados infectados. Foliculite cai sob uma das duas categorias gerais, afirma MayoClinic.Com, superficial e profunda. Foliculite superficial guarda-chuvas numerosos outros tipos desta condição. A foliculite estafilocócica, também chamada de prurido de barbeiro, apresenta-se como pápulas cheias de pústulas, que podem surgir em qualquer parte do corpo onde há folículos pilosos. Endêmica para a população afro-americana é pseudofoliculite da barba, que afeta homens que fazem a barba. Os folículos capilares com enrolamento firme voltam a crescer na pele, causando folículos extensivamente inflamados. Esta condição pode levar a cicatrizes no rosto e no pescoço.
De acordo com MayoClinic.Com, a foliculite pode ser causada por muitas coisas, incluindo barbear e usar roupas apertadas, bem como condições de pele existentes, como acne e dermatite. Seu risco de ficar com foliculite aumenta se você tiver uma condição médica que o torne menos resistente à infecção ou se você usar corticosteroides tópicos ou tratamento com antibióticos. A exposição à água aquecida, como uma banheira de hidromassagem ou piscina, aumenta o risco de foliculite. Esta condição da pele também é mais comum em pessoas que estão com sobrepeso, afirma MayoClinic.Com.
Autocuidado
Enquanto as colisões estão presentes, a aplicação de compressas úmidas e quentes na área infectada pode estimular a drenagem, de acordo com Institutos Nacionais de Saúde. Pêlos encravados mal infectados que causam condições como pseudofoliculite barbae resolvem se a barba ou pêlos do corpo é permitido crescer de volta, afirma o American Osteopathic College of Dermatology, ou AOCD, e isso geralmente leva de três a quatro semanas. Pêlos encravados podem ser reduzidos com técnicas adequadas de barbear, como suavizar a barba com um pano quente, usando um gel de barbear lubrificante e raspando na direção do crescimento do cabelo com apenas um golpe por seção da pele. Alternativamente, o uso de um barbeador elétrico ou depilatórios de creme pode reduzir os pêlos encravados. Problemático é que muitas pessoas com folículos pilosos mal infectados não lhes permitem curar antes de usar outro tipo de depilação, diz o AOCD.
Tratamento Médico
Quando a foliculite é leve, geralmente vai embora sem a necessidade de tratamento médico, afirma MayoClinic.Com. No entanto, casos graves ou persistentes de foliculite podem exigir o uso de antibióticos ou antifúngicos tópicos ou orais, dependendo da natureza da infecção. Se a gravidade da folicuilite resultar na presença de fervura profunda ou carbungle, o médico poderá fazer uma pequena incisão na pele e aplicar gaze no local infectado para que o pus possa continuar a drenar.
Prevenção de Longo Prazo