Um pêlo encravado é um problema que ocorre quando um cabelo se curva para trás à medida que cresce e volta a penetrar no folículo, continuando a crescer abaixo da superfície da pele. Isso geralmente ocorre após o barbear, já que os pêlos com pontas afiadas são mais propensos a se tornarem encravados, e o problema está associado a aborrecimentos semelhantes, como a queimadura de barbear. De acordo com WomenFitness.net, a maioria dos pêlos encravados ocorre na área pubiana, como o cabelo que é curlier também é mais propenso a se tornar encravados. Foliculite
WomenFitness.net afirma que pêlos encravados podem ser infectados e desenvolver em foliculite. Segundo a Clínica Mayo, o Staphylococcus aureus e outras bactérias são causas comuns dessas infecções, mas também podem ser causadas por fungos ou leveduras. A foliculite relacionada com os pêlos encravados é frequentemente caracterizada por vermelhidão, inflamação, comichão e manchas visíveis e por vezes dolorosas em cada folículo afetado. Embora os casos leves possam melhorar sem tratamento, a disseminação ou infecções recorrentes garantem uma visita médica. As opções de tratamento incluem creme de hidrocortisona, uma compressa úmida de vinagre branco e cremes antibióticos prescritos pelo médico. Também é melhor evitar raspar a área até que a foliculite esteja completamente limpa.
Pústulas
Outro subproduto comum de um pêlo encravado é uma pústula, uma pequena mas visível coleção de pus logo abaixo da pele. Pústulas causadas por pêlos encravados são muitas vezes semelhantes em aparência para espinhas whitehead, de acordo com Ellen Marmur e Gina Way "Simple pele beleza: guia de toda a mulher para uma vida de pele saudável, lindo", embora você pode ser capaz de ver parte do cabelo Se a pústula não estiver gravemente inflamada ou dolorida, o livro sugere que você mesmo alivie a pressão na pústula, perfurando-a cuidadosamente com uma agulha que tenha sido esterilizada com álcool. Depois que o pus sob a pressão é drenado, você pode limpar a área com cuidado, cobrir com pomada antibiótica e colocar uma pequena bandagem sobre ela para acelerar a cicatrização.
Infecções por Comer Carne
Embora a maioria dos pêlos pubianos encravados são problemas leves de pele e podem se curar por conta própria, sem intervenção médica; sua propensão a infecções pode ter sérias consequências se casos raros e graves não forem tratados. A edição de abril de 2006 da "Men's Health" informa que pêlos encravados podem ser infectados com bactérias carnívoras que podem se espalhar por toda a região pubiana. Nos piores cenários, de acordo com o artigo, o escroto pode precisar ser removido e os testículos implantados em bolsas localizadas dentro da coxa.