Os pêlos encravados podem ser dolorosos e coçar, especialmente na região escrotal. Mas coçar pode levar a uma séria infecção bacteriana. O Staphylococcus aureus é o principal culpado. Localizado na superfície da pele ou nas passagens nasais em aproximadamente metade da população, geralmente é inofensivo. Quando quebra a pele, no entanto, pode causar infecções desagradáveis. Infecções leves podem ser tratadas com antibióticos tópicos, mas casos mais graves requerem medicações orais.
Ingrown Hair Definition
Os pêlos encravados resultam quando um pêlo em crescimento não consegue penetrar na superfície da pele ou volta à pele. O termo médico para isso é foliculite por causa da irritação do folículo piloso ou raiz onde o cabelo se origina. Isso é especialmente comum em regiões nas quais o pêlo pubiano cresce, por causa da natureza mais grossa e curvada do cabelo, tornando-o mais propenso a reentrar na pele.
Infecção
Um pêlo encravado torna-se irritado, inchado e coceira como o sistema imunológico ataca o cabelo intruso. A Biblioteca Médica Online dos Manuais da Merck observa que arranhar pode causar mais complicações ao transferir bactérias das mãos para o pólipo, que é vulnerável à infecção.
Staphylococcus Aureus
Os Manuais da Merck notam que as bactérias mais comumente responsáveis para infeções capilares encolhidas é Staphylococcus aureus. Encontrado na superfície da pele e nas passagens nasais de aproximadamente 60% da população, o Staphylococcus aureus geralmente não causa danos. No entanto, quando rompe a superfície da pele, pode causar infecções desagradáveis. Neste caso, coçar o pêlo encravado pode abrir uma ferida para a entrada de bactérias.
- Antibióticos
Antibióticos são usados para matar a infecção bacteriana. Limpadores e antibióticos tópicos geralmente são suficientes para a área escrotal sensível. No entanto, antibióticos orais podem ser necessários para infecções mais graves.
Recentemente, algumas cepas de Staphylococcus aureus desenvolveram resistência a antibióticos. O Staphylococcus aureus resistente à meticilina, conhecido como MRSA, não responde a medicamentos relacionados à penicilina e deve ser tratado com antibióticos não beta-lactâmicos, como vancomicina, linezolida ou daptomicina. A Merck relata que o MRSA vem causando estragos na comunidade médica nos últimos anos e requer tratamento e monitoramento muito mais sérios. Os médicos podem tirar uma amostra de pus de uma infecção de pêlos do escroto encravada para analisar no laboratório para determinar o melhor curso de tratamento.
Prevenção - Antibióticos
Se os pêlos escrotais encravados infectados são um problema crônico, os médicos pode tentar erradicar o Staphylococcus aureus do paciente usando sabão antibiótico, pomada nasal e antibióticos orais. No entanto, mesmo que seja bem sucedida, as bactérias podem ser facilmente passadas de pessoa para pessoa através do contato com a pele, tornando esta uma solução difícil de manter.
Prevention- Skin Care
De acordo com MayoClinic.com, uma série de técnicas de cuidados com a pele podem prevenir a infecção de pêlos encravados. Os retinóides previnem o espessamento da pele e promovem a esfoliação, facilitando a penetração do cabelo na superfície. Os corticosteróides podem ser usados para tratar a irritação de um pêlo encravado, o que pode reduzir o risco de arranhões e diminuir a possibilidade de infecção. Certos métodos de limpeza dos pêlos pubianos, como o barbear, podem promover pêlos encravados. Descontinuar o barbear e recorrer a técnicas alternativas de remoção de pêlos para evitar pêlos escrotal encravados e possíveis infecções.
, , ] ]