Alguns tumores causam superprodução de certos hormônios. O tumor mais comum com esse efeito é um tumor hipofisário de glândula pituitária chamado prolactinoma; isso resulta em níveis sanguíneos em excesso do hormônio prolactina. A principal função da prolactina é estimular a produção de leite materno. Você pode experimentar acne adulta ao mesmo tempo, ter um prolactinoma. Embora a acne adulta esteja frequentemente associada a fatores hormonais, não é um sintoma de prolactinoma.
Prolactinomas
Um prolactinoma é classificado como um adenoma, que é um tumor benigno originado de células glandulares. A maioria dos tumores hipofisários é benigna e os prolactinomas constituem pelo menos 30% de todos os adenomas hipofisários, de acordo com o site PubMed Health da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA. Os prolactinomas são significativamente mais comuns em mulheres com menos de 40 anos de idade, mas esses tumores também ocorrem em homens e são raros em crianças. A medicação pode tratar um prolactinoma, mas não o cura, então você provavelmente precisará tomar o remédio pelo resto da vida.
Sintomas
Algumas pessoas com prolactinoma, mais comumente homens, não o fazem. As mulheres que não estão grávidas ou amamentando podem desenvolver fluxo de leite materno, bem como sensibilidade nos seios, diminuição do desejo sexual, infertilidade, falta de menstruação, dores de cabeça e alterações na visão. Os homens também podem experimentar um desejo sexual reduzido e infertilidade, juntamente com disfunção erétil, aumento do tecido mamário, dores de cabeça e alterações na visão. PubMed Health não lista acne como um sintoma de um prolactinoma.
Adult Acne
Enquanto a acne adulta não está associada a um prolactinoma, é provável que esteja relacionada com processos hormonais. Mulheres adultas podem desenvolver acne por volta da menstruação, e durante a gravidez e menopausa, diz a Academia Americana de Dermatologia. Tomar medicamentos com efeitos hormonais, como corticosteróides, pode causar acne. Parar as pílulas anticoncepcionais também pode fazer isso, porque os contraceptivos orais podem prevenir ou reduzir a acne. Uma condição conhecida como síndrome dos ovários policísticos também está associada à acne.
Recomendações Porque o prolactinoma não causa acne, o tratamento médico para um prolactinoma não resolve a acne. Tratamento eficaz para acne adulta está disponível, no entanto, de acordo com MayoClinic.com. A Clínica recomenda consultar um dermatologista para aprender sobre esses tratamentos. Um médico também pode determinar se a medicação ou uma condição de saúde subjacente pode ser responsável pelo problema.