casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência

Por que a puberdade causa acne

A puberdade ocorre em jovens e sinaliza um momento em que uma pessoa se torna sexualmente madura, de acordo com FamilyDoctor.org. Muitas mudanças ocorrem durante a puberdade, incluindo o crescimento dos seios e início da menstruação em meninas e a mudança de voz e desenvolvimento de testículos em meninos. Outra parte da puberdade pode ser o desenvolvimento de acne como oscilações hormonais contribuem para o aumento da produção de petróleo.

Significância Quando uma pessoa passa pela puberdade, o cérebro libera um hormônio conhecido como hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH) , de acordo com TeensHealth. O hormônio viaja então para a glândula pituitária e sinaliza para esta glândula liberar dois hormônios adicionais que afetam o corpo de uma menina ou menino de maneira diferente. Isso resulta em crescimento e desenvolvimento, produção de cabelo sob os braços e região pubiana e acne.

Segundo a FamilyDoctor.org, as meninas podem começar a puberdade com idade entre 6 e 7 anos, mas tipicamente aos 11 anos. Os meninos começam aos 9 anos de idade, mas normalmente por volta dos 12 anos. Neste momento, os hormônios podem desencadear a produção de acne quase imediatamente, de acordo com a TeensHealth. Esta acne pode continuar durante toda a adolescência e pode começar a desaparecer à medida que os hormônios se tornam mais regulados durante os anos pós-adolescentes.

O aumento da produção de hormônios sinaliza ao organismo para produzir mais sebo, que é um forma de óleo que se desenvolve nos poros. Enquanto o óleo pode ser benéfico para manter a pele macia, o excesso de produção pode causar o acúmulo de óleo nos folículos pilosos, o que resulta em acne espinhas. As bactérias também podem começar a crescer nos folículos pilosos, o que pode agravar ainda mais a acne.

A acne vem em várias formas e tamanhos diferentes. Espinhas são os caroços vermelhos que ocorrem quando a parede do folículo piloso se rompe e incha, contendo o excesso de óleo e sebo. Whiteheads são o estágio antes de espinhas quando o óleo e as células mortas da pele obstruem o folículo piloso, mas não entra em erupção. O topo de um whitehead aparece como um pino branco, enquanto um cravo se assemelha a um pino preto e contém óleo também. As formas mais graves de acne são nódulos e cistos, que ocorrem quando a parede do folículo piloso se rompe profundamente na pele.

A erradicação da acne durante a puberdade começa com o desenvolvimento de uma boa rotina de higiene. A limpeza diária de manhã e à noite pode ajudar a remover o excesso de sujeira e óleos da pele. Medicamentos de acne sem receita, como aqueles que contêm ácido salicílico e peróxido de benzoíla, também podem ajudar a reduzir as lesões de acne. Se a acne grave for sentida durante a puberdade, um médico pode prescrever uma medicação contra acne mais forte, como Accutane, ou até mesmo pílulas anticoncepcionais para meninas, o que pode ajudar a controlar melhor as flutuações hormonais.