Para muitas pessoas, a acne pode ser tratada, deixando a área sozinha ou usando remédios sem receita, como o ácido salicílico. Quando a acne cresce em gravidade e se torna inflamada ou infectada, medicamentos prescritos podem ser necessários para o tratamento adequado. Quando este é o caso, existem cinco principais prescrições que os médicos prescrevem mais comumente.
Tretinoína
Os retinóides prescritos são derivados da vitamina A e são um dos medicamentos mais comuns para o tratamento da acne. De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, a retinóide tretinoína é o tratamento de acne mais eficaz disponível devido às suas habilidades para tratar todos os quatro principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da acne. Esses fatores são derramamento de pele irregular, inflamação, bactérias e produção de óleo de sebo. Antimicrobianos
Antimicrobianos também são uma receita comum para o tratamento da acne. Os antimicrobianos, como o ácido azeláico e o peróxido de benzoíla, atuam atacando e matando uma bactéria comumente associada à acne grave chamada Propionibacterium acnes ou P. acnes. O ácido azeláico tem o benefício adicional de também ajudar a aliviar a inflamação em acne inflamatória mais grave, como cistos ou nódulos.
Antibióticos
Antibióticos também são prescritos para o tratamento da acne. Antibióticos podem ser usados por via oral ou tópica e comumente incluem eritromicina e tetraciclina. Os antibióticos funcionam também atacando e matando as bactérias P. acnes na acne inflamatória. De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, antibióticos são frequentemente combinados com outros antimicrobianos para ajudar a prevenir a resistência antibiótica das bactérias à medicação.
Contraceptivos
Os contraceptivos também são comumente prescritos para o tratamento da acne, mais especificamente para as mulheres. Embora os anticoncepcionais sejam comercializados para controle de natalidade, os mesmos medicamentos ajudam a controlar a superprodução de óleo de sebo na pele. O excesso de sebo combina com células mortas da pele para formar plugues nos poros da pele, resultando em acne.
Corticosteróides
Os corticosteróides são uma prescrição comum para acne que progrediu para nódulos ou cistos de acne gravemente inflamados. À medida que a inflamação se acumula, o mesmo acontece com a pressão por trás do nódulo ou cisto da acne, o que pode levá-lo a estourar. Os corticosteróides são injetados diretamente na lesão da acne para reduzir a inflamação e a pressão para evitar que isso ocorra.