Os cistos faciais são uma forma grave de acne que muitas vezes pode se tornar dolorosa e desfigurante. Tratamentos de acne cística trabalham reduzindo a produção de óleo na pele, eliminando bactérias, estimulando o turnover das células da pele e reduzindo a inflamação. O tratamento pode levar muitos anos e a pele pode piorar na aparência antes de melhorar. No entanto, quase todos os casos de acne cística respondem ao tratamento - geralmente com a ajuda de um médico ou dermatologista.
Isotretinoína
Para cistos faciais que não respondem a outros tratamentos, a Academia Americana de Dermatologia explica que dermatologista pode prescrever isotretinoína. A isotretinoína é um retinóide produzido pelo homem e derivado da vitamina A. Ela vem em um formato de pílula tipicamente tomada de uma a duas vezes ao dia por cerca de 16 semanas. Por causa de seus potenciais efeitos colaterais, os médicos só usam este medicamento para tratar apenas os casos mais graves de acne.
Segundo a Clínica Mayo, a isotretinoína pode causar graves defeitos congênitos, secura e coceira nos olhos, lábios, nariz e pele e sensibilidade à luz. Este medicamento também pode causar má visão noturna e tem sido associado ao risco de depressão e suicídio. Devido a esses efeitos colaterais graves, você deve ser acompanhado de perto por um médico.
Injeção de corticosteróides
Uma injeção direta de um corticosteróide apresenta uma outra opção de tratamento para cistos faciais graves, inflamados. A Academia Americana de Dermatologia diz que o procedimento funciona porque os cistos inflamados têm uma chance maior de se romper, resultando em cicatrizes. Injeções de corticosteróides funcionam reduzindo a inflamação e "derretendo" o cisto facial em poucos dias.
Tratamentos tópicos de prescrição
Quando os tratamentos sem receita não tratam um cisto facial, você pode precisar um dermatologista prescreve um tratamento tópico mais forte. Especialistas da Mayo Clinic afirmam que as loções para acne, como a tretinoína e o adapaleno, são exemplos de tratamentos tópicos derivados da vitamina A. Esses tipos de produtos funcionam esfoliando a camada superior da pele, eliminando o bloqueio dos folículos pilosos. Além disso, os médicos também prescrevem medicamentos de peróxido de benzoíla e clindamicina de alta potência para o tratamento de cistos. Como pode ocorrer picadas, vermelhidão e descamação com qualquer medicação tópica prescrita, seu médico pode recomendar começar com uma pequena dose e aumentá-la conforme a pele se ajusta.
Drenagem
Alguns cistos faciais não respondem a nenhum medicamento . Nessas situações, a Academia Americana de Dermatologia afirma que a drenagem e a extração cirúrgica podem se tornar necessárias. Este procedimento nunca deve ser realizado em casa. Tentativas de drenar ou extrair um cisto podem resultar em dor, infecção e cicatrização. Somente dermatologistas que receberam treinamento podem realizar a drenagem e a extração com sucesso em um ambiente estéril com as ferramentas corretas.