Manchas brancas na pele negra descrevem uma condição médica chamada vitiligo. Embora distribuída por todo o espectro racial humano, a doença é especialmente perceptível na pele negra. Pode aparecer em qualquer idade, em ambos os sexos e começa com algumas pequenas manchas que se desenvolvem e se espalham rapidamente em áreas amplas do corpo.
Causas
Nenhuma causa específica para o vitiligo foi encontrada, mas a vítima pode ter outros membros da família com a doença. Pesquisas genéticas encontraram genes comuns em pacientes com vitiligo e suas famílias. As manchas brancas ocorrem quando as células pigmentadas na pele morrem ou são destruídas pelo sistema imunológico do corpo. Uma área de pele e cabelo fica branca porque as células não podem mais produzir pigmento. A pesquisa sugere que a exposição a produtos químicos chamados fenóis combinados com estresse emocional e físico podem ser gatilhos ambientais.
Vitiligo geralmente começa nas mãos, braços, rosto e pés e, eventualmente, se espalha. Ocasionalmente pode afetar apenas um lado do corpo ou um membro. Tipicamente progressivo e incessante, o vitililigo pode entrar e sair sem padrão ou ciclo evidente.
Pessoas de pele clara podem optar por renunciar ao tratamento porque suas manchas brancas não são visíveis, particularmente se a vítima não bronzear sua pele não afetada. Isso raramente é uma opção para quem tem pele negra; as conseqüências sociais são muito grandes. Existem três opções no tratamento; escureça as manchas brancas, alveje a pele negra restante ou use uma camuflagem cosmética.
Nos últimos anos da vida de Michael Jackson, havia rumores de que ele sofria da doença e estava consultando um dermatologista. Se você vê fotos dele em seus primeiros anos, ele estava bastante escuro. Antes de sua morte em 2009, sua pele estava quase branca. É bem provável que ele tenha usado uma mistura das seguintes modalidades para tratar seu vitiligo: escurecer as manchas brancas; uma combinação de medicações tópicas ou orais e tratamentos repetidos de luz ultravioleta podem às vezes re-pigmentar as manchas brancas do vitiligo. O problema é que a luz ultravioleta também escurece a pele normal, tornando o contraste ainda mais óbvio. Ele também pode ter branqueado a pele negra restante; Um medicamento contendo monobenzona pode clarear a pele pigmentada normal. Cosméticos também podem ter sido usados para encobrir os pontos; as manchas podem ser aplicadas com cuidado nas áreas envolvidas até que a cor imite a cor natural da pele escura circundante.
Opções e resultados
O paciente médio faz exatamente o que Michael Jackson fez; usa uma variedade de produtos e abordagens. Certamente, a longo prazo, o encobrimento cosmético suaviza o óbvio contraste de cores.
, , ] ]