O aparecimento repentino de manchas perto do olho pode causar desconforto e preocupação. Embora as manchas geralmente sejam evitáveis e normalmente não ameacem sua saúde geral, em alguns casos é necessário o cuidado de um médico para evitar cicatrizes, de acordo com a Academia Americana de Médicos de Família. Entenda os gatilhos comuns de manchas perto de seus olhos para saber quando você deve procurar ajuda. Contacte o seu médico antes de tomar qualquer remédio caseiro que alega resolver problemas de pele.
Manchas planas perto do olho que são castanhas, cinzentas ou pretas são provavelmente manchas da idade - por vezes referidas como lentigos solares ou fígado pontos. O tamanho dos pontos varia. Adultos com mais de 40 anos correm o maior risco para a condição, bem como pessoas com pele clara ou com história de queimaduras solares. Pequenas manchas vermelhas ou brancas ou inchaços ao redor dos olhos que acompanham a coceira são um sinal comum de foliculite, uma infecção bacteriana dos folículos pilosos. As manchas muitas vezes se espalham pelo rosto e podem levar a cicatrizes em casos graves. Um acúmulo de melanina, ou o pigmento que dá a cor da pele, é a causa de manchas de idade perto de seus olhos. Os pontos se desenvolvem lentamente após anos de exposição contínua ao sol ou a camas de bronzeamento artificial. Sua história familiar também desempenha um papel no desenvolvimento de manchas da idade. Lesões na pele em seu rosto, sudorese excessiva e fricção por barbear contribuem para infecções bacterianas que causam manchas de foliculite, embora seu risco seja maior para a doença se você tem diabetes, acne ou está acima do peso, relata MayoClinic.com. Potencial
A maioria dos pontos da idade não ameaça sua saúde. Seu médico pode prescrever cremes clareadores para casos graves, bem como terapia a laser que pode ser cara. Os pontos de foliculite geralmente curam sem tratamento, embora infecções persistentes sejam tipicamente tratadas com antibióticos para evitar cicatrizes.
Prevenção /Solução
Minimize sua exposição ao sol entre as 10 e as 16h, e sempre use Protetor solar com um fator de proteção solar de pelo menos 30 para reduzir o risco de manchas de idade perto dos olhos. Lave o rosto duas vezes ao dia com sabão antibacteriano ou aplique pomada antibiótica sem receita médica nos pontos para acelerar a cicatrização da foliculite. O desconforto é muitas vezes minimizado pela aplicação de uma toalha quente às manchas várias vezes ao dia, embora evite compartilhar panos ou toalhas quando possível. Algumas pessoas com foliculite se beneficiam de loção de aveia, disponível na maioria das farmácias.
Considerações
Seu seguro de saúde pode não cobrir o custo de assistência médica para a remoção de manchas de idade perto dos olhos, já que o tratamento será designado como cosmético, diz MayoClinic.com. Evite a despesa de cuidados profissionais usando cremes ou loções que não ofurecem o desbotamento que podem clarear os pontos - embora os resultados possam não ser reconhecidos por pelo menos alguns meses. Cremes com ácido glicólico ou kójico, hidroquinona ou desoxiarbutina são frequentemente os mais eficazes; no entanto, a hidroquinona pode levar a irritação da pele quando usada durante um período de longo prazo.
, , ] ]