O que causa sardas
Você não nasceu com sardas . Em vez disso, eles aparecem ao longo do tempo em áreas expostas ao sol do seu corpo, como o nariz e os ombros. Mais especificamente, as sardas são causadas quando as células produtoras de pigmento, chamadas melanócitos - o pigmento que dá à sua pele sua cor natural - entram em ação. Este pigmento impede a sua pele de danos causados pelo sol, explica o Dr. Bernstein; no entanto, quando os melanócitos são submetidos a danos causados pelo sol, depósitos anormais de melanina ou pigmento se acumulam na pele, produzindo o que você sabe como sardas.
Quem os Obtém
As sardas são bastante comuns, afetando os homens e as mulheres igualmente, diz a Cleveland Clinic, normalmente no verão, quando você passa muito tempo ao ar livre. Pessoas com pele clara ou com cabelo vermelho ou louro estão mais predispostas a sardas. Outras causas de sardas podem ser devido a fatores hereditários. Certas doenças, como o xeroderma pigmentoso, que causa extrema sensibilidade à luz ultravioleta, podem causar sardas. No entanto, a causa subjacente de sardas permanece a mesma: exposição ao sol.
Freckles: são perigosos?
Freckles por si só não são ameaçadores, diz a Cleveland Clinic. Não há necessidade de tratá-los. No entanto, se você tiver muitas sardas, é provável que você tenha pele clara e isso o coloca mais em risco de ter câncer de pele.
Prevenir Freckles
Prevenir todos os tipos de hiperpigmentação, incluindo sardas, por exercendo a proteção completa do sol. Evite o bronzeamento, o que torna a hiperpigmentação mais perceptível, diz o American Osteopathic College of Dermatology. Aplique um protetor solar sempre que for ao ar livre, mesmo em dias nublados. A Academia Americana de Dermatologia aconselha a escolha de um filtro solar com proteção de amplo espectro e um fator de proteção solar de pelo menos 30. Mantenha os bebês com menos de 6 meses fora do sol, aconselha o DAA. Comece a usar protetor solar no seu filho aos 6 meses. Evite expor seu bebê ou criança ao sol por longos períodos de tempo.
Livrar-se de Freckles
Cremes que desaparecem sardas podem ser difíceis de usar, diz o Dr. Bernstein. Estes produtos têm propriedades de branqueamento, tornando extremamente difícil iluminar áreas tão pequenas de hiperpigmentação. Além disso, a pele ao redor também será iluminada, resultando na mesma variação de cor entre a pele normal e a pele sardenta. Segundo o Dr. Bernstein, uma maneira altamente eficaz de remover sardas é através do tratamento a laser. Cremes tópicos como o Retin-A também podem ser benéficos, embora irritantes para a pele. No entanto, para uma alternativa menos dispendiosa, a Cleveland Clinic sugere simplesmente esconder suas sardas com maquiagem.