Manchas escuras na pele resultam de aglomerados de excesso de melanina, o pigmento marrom da pele, explica o American Osteopathic College of Dermatology. A condição é conhecida como hiperpigmentação e pode resultar de uma variedade de causas. A hiperpigmentação verdadeira geralmente não é uma indicação de uma condição médica séria, tranquiliza o Medline Plus. No entanto, irregularidades recém-formadas na aparência da pele são um sinal de alerta do câncer de pele, por isso devem ser avaliadas por um dermatologista.
lentigos solares, também conhecidos como manchas da idade, manchas solares ou fígado manchas, geralmente aparecem como áreas escuras de forma oval da pele. Estes são um tipo comum de hiperpigmentação, geralmente aparecendo em torno da meia-idade, de acordo com a Biblioteca Médica On-line da The Merck Manuals. Os lentigos solares se formam em reação a muitos anos de exposição solar desprotegida. Por isso, na maioria das vezes aparecem em áreas do corpo que recebem o máximo de sol, incluindo as mãos, pescoço, antebraços e ombros.
Marcas pós-inflamatórias
Quando manchas escuras estão localizadas, a causa mais comum é um dano pós-inflamatório da pele, afirma The Merck Manuals Online Medical Library. Acne, abrasões, queimaduras e outras lesões da pele e fontes de inflamação podem deixar manchas escuras permanentes na pele.
Melasma e cloasma
Melasma é uma condição que causa grandes áreas de pele escura descolorida. A descoloração devido ao melasma geralmente se manifesta na face, tem bordas distintas e é exibida de forma bastante simétrica, observa The Merck Manuals Online Library. O cloasma é a mesma condição quando aparece como um sintoma da gravidez. A maioria das formas de melasma resulta de alterações hormonais, como as associadas à gravidez e ao uso de contraceptivos orais. A exposição solar, distúrbios da tireoide e medicamentos que causam sensibilidade à luz solar também podem contribuir para o melasma, acrescenta Merck.
Fotossensibilidade
A fotossensibilidade, ou uma sensibilidade aumentada à luz solar, é uma causa de manchas escuras na pele. A condição pode estar associada ao uso contínuo de medicamentos para os quais é um efeito colateral, observa MedlinePlus, como tratamentos tópicos para acne. Procedimentos cosméticos como peelings químicos, dermoabrasão e resurfacing a laser também podem aumentar muito a sensibilidade da pele à luz solar, e as áreas tratadas são propensas a escurecimento excessivo. Acantose Nigricans
Acanthosis nigricans é uma desordem que causa escurecimento espessas e aveludadas manchas de pele, principalmente nos vincos e pregas cutâneas. É mais freqüentemente relacionado à resistência à insulina, e é geralmente visto em pessoas com condições como obesidade e diabetes que afetam esse fator, explica a Sociedade Dermatológica da Nova Zelândia.
Distúrbios Sistêmicos
Distúrbios endócrinos, como A doença de Addison, são conhecidos por causar áreas escuras de descoloração da pele, diz MedlinePlus. A cirrose biliar primária do fígado e a hemocromatose, uma desordem genética que resulta em acúmulos excessivos de ferro que danificam o tecido, também podem causar descoloração da pele, de acordo com a Biblioteca Médica On-line do The Merck Manual.