Várias condições podem causar alterações na produção de melanina na pele e promover a formação de olheiras ao redor da boca. Entre essas causas estão exposições ambientais e certas condições médicas. Como as olheiras ao redor da boca podem ser constrangedoras e difíceis de esconder, é importante entender quais condições podem causar a sua ocorrência e como elas podem ser tratadas.
De acordo com o American Osteopathic College of Dermatologia, círculos escuros ao redor da boca podem se desenvolver em manchas, onde a pele ao redor é mais clara e mais normal na aparência. Se causada pela condição melasma, os círculos podem parecer castanhos escuros com margens afiadas. Círculos escuros na boca podem ocorrer em qualquer idade e em qualquer corrida. Sofredores também podem notar hiperpigmentação nas bochechas, testa e templos, além da boca.
Causas
A Biblioteca Médica Online da Merck observa que as olheiras que aparecem ao redor da boca podem ser causadas por uma variedade de situações e condições. Uma lesão física na boca ou queimadura pode resultar na formação de um círculo inflamado ao redor da boca. A condição melasma, que tipicamente se desenvolve durante a gravidez e com o uso de medicamentos anticoncepcionais, também pode causar manchas de hiperpigmentação facial e da boca, assim como distúrbios como a doença de Addison e a cirrose biliar primária. As pomadas e cremes de prescrição tópica contendo hidroquinona, creme de cortisona ou tretinoína podem ajudar a tratar os círculos escuros da boca. Estes cremes podem ajudar a clarear a pele, tornando-a mais semelhante à pele circundante. Há também prescrição e branqueadores sem receita que podem desaparecer gradualmente a hiperpigmentação. Esses medicamentos podem irritar a pele sensível e podem levar até seis semanas para que os resultados sejam notados. Um médico também pode realizar tratamentos a laser para eliminar o pigmento.
Considerações
Em um artigo publicado na edição de novembro de 2003 da "American Family Physician", o Dr. Daniel L. Stulberg e seus colegas alertam que muitos tratamentos para o escuro círculos ao redor da boca têm efeitos colaterais. Estes podem incluir reações alérgicas, como ardor e erupção cutânea, perda de pigmento na pele ao redor das olheiras e inflamação. Se a hiperpigmentação é profunda nas camadas dérmicas da pele, alvejantes e pomadas podem não ser eficazes. Em vez disso, o paciente deve considerar o uso de laserterapia, que é adequada para hiperpigmentação superficial e profunda. O War of the American Osteopathic College of Dermatology adverte que o sol pode escurecer os círculos ao redor da boca ou levá-los a parece mais pronunciado. Isso ocorre porque a melanina da pele, responsável pela cor da pele, absorve facilmente os raios ultravioleta do sol. Portanto, é importante que o paciente evite o bronzeado e a exposição excessiva ao sol, sempre use um chapéu para sombrear o rosto e use um protetor solar de amplo espectro.