O ácido láctico e glicólico tem sido usado há muito tempo em peelings e tratamentos faciais profissionais, graças às suas potentes propriedades de refino da pele. Nos últimos anos, esses dois alfa-hidroxiácidos também fizeram o seu caminho em produtos de cuidados com a pele sem receita. Por causa de seus benefícios esfoliantes, eles se tornaram um componente regular em regimes de cuidados com a pele através de produtos, incluindo produtos de limpeza e hidratantes.
Funções
Glicólico e ácido láctico são utilizados em produtos que visam questões como acne e envelhecimento. Os ingredientes naturalmente derivados ajudam a combater linhas finas, rugas, pigmentação, manchas senis e poros dilatados. Embora ambos sirvam propósitos semelhantes como propriedades esfoliantes efetivas, o ácido glicólico e láctico trazem algo diferente para a mesa de cuidados com a pele.
Ácido glicólico
O ácido glicólico, derivado de frutas contendo açúcar, rejuvenesce e ilumina a pele. ajudando as células mortas, danificadas pelo sol e presas na pele. Sua pequena estrutura molecular contribui para a penetração rápida e profunda na pele. Por causa disso, às vezes pode irritar a pele, se não for usado com cuidado.
Ácido Láctico
O ácido lático, que é derivado do leite azedo, hidrata e suaviza a pele e estimula a produção de colágeno. Estimula a renovação celular e o volume de negócios, mas com menos irritação do que o ácido glicólico e maiores benefícios de hidratação. É ideal para produtos de limpeza e cremes que combatem a descoloração, pigmentação e envelhecimento.
Avisos
De acordo com a Food and Drug Administration dos EUA, produtos de venda livre contendo ácidos glicólico e láctico são considerados seguros se o os níveis de concentração são inferiores a 10%. Por causa da potência dos ácidos que refinam a pele e limpam a derme, a FDA também recomenda que o produto seja formulado de forma a proteger a pele do aumento da sensibilidade ao sol ou que a embalagem instrua claramente os consumidores a usar proteção solar diária.