O ácido glicólico, comumente usado em tratamentos antienvelhecimento para a pele e em cascas de pele, apresenta várias intensidades ou porcentagens de diluição. Você também pode diluir o ácido glicólico adicionando água destilada. A diluição é especialmente útil em casos de pele sensível. Quando usado com 40% de força, as cascas glicólicas melhoram a aparência de linhas finas, rugas, acne, danos causados pelo sol e manchas da idade. Considerado um peeling superficial, 40 por cento de peelings glicólicos tratam a camada externa da pele, e os resultados duram até um mês, observa Mayo Clinic.
Procedimento
O procedimento de peeling de ácido glicólico geralmente começa com a administração. de um sedativo oral suave e creme anestésico tópico. No entanto, os peelings glicólicos causam apenas desconforto leve, então alguns dermatologistas realizam o procedimento sem analgésicos. O tratamento em si dura apenas alguns minutos, mas você pode esperar estar no consultório do dermatologista por cerca de 20 minutos. Durante o procedimento, você pode sentir algum desconforto e ardor da pele.
Efeitos colaterais
Inicialmente, sua pele ficará rosa. A vermelhidão geralmente desaparece nas primeiras 24 horas. Ardor e desconforto podem continuar após o procedimento. Trate os efeitos colaterais com compressas frias, hidratante e mantendo a pele borrifada com água. Outros efeitos colaterais comuns incluem descamação, descamação e ressecamento da pele. Como com todos os procedimentos cosméticos, há risco de infecção. Benefícios de uma casca de ácido glicólico a 40 por cento incluem uma aparência melhorada da pele e a redução de problemas comuns de pele, incluindo pele áspera, pele seca. , acne, cicatrizes de acne, pigmentação irregular, manchas da idade, sardas e linhas finas. Cascas regulares ajudam a manter a pele mais jovem e retardar o processo de envelhecimento, de acordo com a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos.
Riscos
Em casos raros, a infecção pode ocorrer. O risco de infecção aumenta junto com práticas insalubres no consultório e falha em seguir as instruções adequadas de cuidados pós-procedimento. Outros riscos incluem alterações na pigmentação da pele. Pedaços de pele mais claros ou mais escuros podem aparecer. Alterações de pigmentação ocorrem com maior frequência em pele mais escura. Em casos ainda mais raros, cicatrizes podem ocorrer.
Inicialmente, peelings de ácido glicólico são dadas a cada duas semanas por um período de dois a três meses. Após três meses, os tratamentos de manutenção ocorrem todos os meses, indefinidamente. Os resultados de cada tratamento duram aproximadamente um mês.