O ácido glicólico e a vitamina C têm propriedades que contribuem para o cuidado da pele e podem ocorrer em produtos de cuidados com a pele. O site da Clínica Mayo indica que um creme para os olhos rico em vitaminas que contém vitamina C pode ajudar a tratar olheiras sob os olhos. A Clínica Mayo aconselha contra o tratamento com ácido glicólico para olheiras, mas o ácido glicólico pode fazer com que a pele em outras partes do corpo pareça mais jovem e saudável.
Ácido Glicólico
O ácido glicólico é um ácido alfa-hidroxi que funciona como um álcool e uma substância ácida. O ácido gliclicílico é o menor tipo de ácido alfa-hidroxi e seu baixo peso molecular e tamanho aumentam sua capacidade de penetrar na pele. Os ácidos alfa-hidroxi, como o ácido glicocílico, são populares na cosmética, porque podem ajudar a reduzir as linhas da pele, a absorver a humidade, a esfoliar a pele e a remover as células mortas da pele, de acordo com o chemicalland.com.> A vitamina C é uma vitamina solúvel em água que suporta o crescimento e reparação de tecidos em todo o corpo. A vitamina C suporta a produção de colágeno. O colágeno é uma proteína que seu corpo usa para produzir células da pele e outros tecidos do corpo. Seu corpo também requer vitamina C para curar feridas de carne, reparar e manter seus ossos e dentes, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. A vitamina C é um antioxidante que pode suprimir os danos causados às células e tecidos do corpo por subprodutos tóxicos do seu metabolismo, de acordo com o Medline Plus.
Combinando ácido glicólico com outras substâncias pode fornecer um tratamento para doenças da pele como hiperpigmentação e melasma. Medicina interna Notícias relatam que uma combinação de ácido kójico e ácido glicólico foi mais eficaz no tratamento de hiperpigmentação do que uma combinação de ácido glicólico e hidroquinona, mas a formulação de ácido kójico pode ser mais irritante. Ambas as combinações foram eficazes para o tratamento de melasma, de acordo com o Internal Medicine News.
Vitamina C e Cuidados com a Pele
Science Daily relata que a vitamina C pode ter propriedades protetoras que suportam uma melhor regeneração da pele. A vitamina C pode ajudar a proteger as células da pele de D.N.A. danificar. O artigo sugere que a vitamina C pode ajudar a prevenir danos à sua pele causados pela luz solar e pela radiação ultravioleta. As propriedades antioxidantes da vitamina C podem proporcionar esses benefícios protetores e reduzir sua chance de desenvolver câncer de pele.
Efeitos negativos do ácido glicólico
De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA recebeu 114 relatos de efeitos dermatológicos adversos do ácido glicólico entre 1992 e 2004. Efeitos adversos mais graves podem ocorrer com produtos que envolvem mais esfoliação da pele, como descascadores de pele. Os relatórios incluíram efeitos adversos, como sensações de queimação, inchaço, erupções cutâneas ou mudanças de pigmento . Os produtos para os cuidados da pele que contêm ácido glicólico podem contribuir para a descamação da pele, bolhas, irritação ou sensibilidade.