Tanto o Retin-A quanto o alfa-hidroxiácido, ou AHA, são normalmente usados como produtos de cuidados com a pele. Você pode usar o Retin-A ou o AHA topicamente para tratar ou prevenir danos causados pelo sol à sua pele, entre outros problemas de pele. Consulte o seu médico sobre o uso de AHA ou Retin-A para falar sobre os potenciais efeitos colaterais e riscos.
Descrição
AHA é feito de frutas e leite, enquanto o Retin-A vem da medicação chamada tretinoína tópica, diz o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. Além do Retin-A, a tretinoína também é vendida sob as marcas Tretin-X, Reova, Altinac, Avita e Atralin, de acordo com o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan. Ao contrário do Retin-A, o AHA é comumente adicionado a produtos cosméticos, tipicamente como um ingrediente anti-rugas, antienvelhecimento e protetor solar.
Funções
O Retin-A é um tipo de vitamina A que promove regeneração de células da pele e a esfoliação da camada superior da pele, composta principalmente de células mortas da pele, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. Retin-A pode levar várias semanas ou até meses para fornecer seus efeitos completos e pode piorar a condição da pele antes de melhorar, observa o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan. Um dos principais ingredientes utilizados em peelings químicos, a AHA tem uma função muito semelhante em estimular a camada superior de sua pele a descascar. Esta ação remove as células velhas e mortas da pele e revela a camada de pele renovada por baixo.
Usos
AHA em peelings químicos ou produtos cosméticos da pele são frequentemente usados para renovar e esfoliar a pele, bem como reduzir rugas e outras características da pele do envelhecimento, diz o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. Você também pode usar o AHA para corrigir problemas de pigmentação da pele, reduzir a aparência de estrias e até mesmo ajudar no tratamento da psoríase. Você pode usar Retin-A para fins semelhantes, mas é mais comumente usado para tratar a acne, observa o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan. Se você tem algum destes tipos de problemas de pele, converse com seu médico antes de usar AHA ou Retin-A.
Efeitos colaterais
Usando Retin-A pode tornar sua pele mais sensível à luz solar, bem como camas de bronzeamento e lâmpadas, adverte o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan. Retin-A também pode queimar seus lábios, olhos, nariz e boca, se você receber a medicação tópica nessas áreas. Você pode sentir ardor, coceira, inchaço, vermelhidão, ardor e irritação nas áreas da pele onde você aplica o Retin-A. AHA também pode causar esses tipos de irritações da pele, bem como erupções cutâneas, bolhas e descoloração, diz o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh.
Warnings
Retin-A pode ser perigoso durante a gravidez, então consulte seu médico provedor antes de usar o Retin-A se estiver grávida ou amamentando, aconselha o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan. Usar o Retin-A junto com certos medicamentos pode tornar sua pele ainda mais sensível à luz; esses medicamentos incluem medicamentos à base de sulfa, clorpromazina e medicamentos relacionados, diuréticos, tetraciclina e medicamentos relacionados e certos antibióticos. Não use produtos para a pele que contenham mais de 10% de concentração da AHA e pare de usar a AHA se tiver qualquer tipo de irritação na pele, avisa o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh.
, , ] ]