O ácido azeláico é um medicamento exclusivo para prescrição usado para tratar a acne, bem como a rosácea. Tal como acontece com todos os medicamentos, uma pessoa deve decidir junto com um médico se os benefícios superam os riscos. Isto é especialmente verdade para mulheres grávidas ou lactantes.
Identificação
ácido azelaico é usado para tratar a acne. Está em uma classe de medicamentos chamados ácidos dicarboxílicos e é um ácido que ocorre naturalmente. É derivado de cereais como cevada, trigo e centeio, segundo a Nucelle Inc., de Blaine, Washington. Nos Estados Unidos, é comercializado sob as marcas Azelex, Finevin, Finacea e Finacea Plus, segundo a Mayo Clinic. br> Função
O ácido azeláico vem em um gel ou creme. Ela ajuda a pele a se renovar mais rapidamente, o que reduz a formação de espinhas e cravos. Também mata as bactérias que infectam os poros e diminui a produção de queratina. A queratina é uma substância natural que pode contribuir para o desenvolvimento da acne, de acordo com o National Institutes of Health. Ácido azeláico também pode ser usado para tratar a rosácea, uma doença de pele que provoca rubor, vermelhidão e espinhas faciais, de acordo com os Arquivos de Dermatologia.
Expert Insight
ácido azelaico tópico é na categoria de gravidez FDA B. Esta categoria é para medicamentos que não devem ser prejudiciais para o feto. Para as drogas colocadas nesta categoria, estudos em animais não mostram nenhum dano aos fetos, mas estudos não foram feitos em mulheres grávidas, ou estudos em animais mostram um efeito adverso, mas estudos adequados entre mulheres grávidas mostraram nenhum risco para os fetos, de acordo com a Mayo. Consultório. Drugs.com recomenda discutir o uso de ácido azeláico com um médico se estiver grávida ou puder engravidar durante o uso. Além disso, não se sabe se o ácido azelaico aplicado topicamente passa para o leite materno. A Clínica Mayo observa que o ácido azeláico é usado às vezes para mulheres grávidas ou mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais para tratar descoloração tan no rosto.
Para usar o ácido azeláico, a pessoa deve primeiro lavar a pele afetada com sabão neutro e água e seque-o. Em seguida, aplique uma camada fina de gel ou creme na área, massageando-a suavemente na pele, antes de lavá-la. Não cubra a área afetada com ataduras, invólucros ou curativos. Você pode aplicar maquiagem não irritante sobre o ácido azelaico depois que seca, aconselha os Institutos Nacionais de Saúde.
Considerações
Os efeitos colaterais do ácido azeláico podem incluir queimação, coceira, ardor ou formigamento e, às vezes, uma erupção cutânea. , de acordo com o NIH. Não deve ser usado em pele queimada pelo sol, queimada pelo sol, seca, rachada ou irritada, pois pode piorar essas condições. Também não deve ser usado em áreas com feridas ou eczema. As pessoas que usam o ácido azeláico precisam evitar o uso de sabões abrasivos, de secagem ou ásperos, bem como produtos de limpeza alcoólicos, adstringentes, tinturas, abrasivos e agentes peelings, recomenda o Drugs.com. , , ] ]