Uma mancha escura, grossa e aveludada de pele nas dobras na parte de trás do pescoço é chamada de acantose nigricans. É mais comum em indivíduos de pele mais escura e frequentemente assintomática. Embora seja geralmente associado a uma variedade de condições médicas e obesidade, pode ser hereditário e não associado à doença. No entanto, pode ser um marcador para uma condição mais grave, e deve ser avaliada por um médico.
Sintomas
Geralmente essa alteração na pele é gradual ao longo de meses ou anos; você pode nem perceber de imediato, porque muitas vezes não machuca, coça ou sangra. Às vezes, outras áreas do corpo também são afetadas, incluindo suas axilas, virilha e pescoço, ou até mesmo as palmas das mãos, os lábios e as solas dos pés. Em casos raros, pode haver prurido grave e isso é geralmente associado com o tipo maligno que é visto com cânceres.
Causas
condições hormonais, obesidade e diabetes são mais frequentemente associados a esta escuridão da pele. e a sua presença pode levar ao seu diagnóstico. Os altos níveis de insulina e a resistência à insulina que ocorre no diabetes tipo 2 ou em outras condições metabólicas, como a doença do ovário policístico (SOP), são a causa das alterações na pele. Em um estudo feito pelos Annals of Family Medicine em 2007, indivíduos com idades entre 7 e 39 anos com acanthos nigricans tinham quase duas vezes mais chances de ter diabetes tipo 2.
Alguns medicamentos também podem causar esse espessamento da pele como um todo. efeito colateral. Particularmente ácido nicotínico e pílulas anticoncepcionais. Além disso, vários tipos de câncer, o mais importante dos sistemas gastrointestinal e geniturinário, podem ter essa manifestação cutânea.
Diagnóstico
Não há testes específicos que precisem ser feitos nas alterações cutâneas, a não ser um exame físico. Exame pelo seu médico, mas você deve ser verificado para diabetes e outros distúrbios metabólicos. Seu médico pode querer fazer testes mais invasivos à procura de câncer. Em casos raros, pode ser necessária uma biópsia.
Tratamento
Não é necessário tratamento específico. Perder peso e comer mais saudável pode ajudar a minimizar a aparência da pele escura e espessa, além de diminuir suas chances de desenvolver diabetes. Se isso não funcionar e você estiver incomodado com as mudanças na pele, vários cremes ou medicamentos podem clarear e suavizar a pele. Dermatologistas também podem ser capazes de oferecer procedimentos como dermoabrasão e laserterapia para tratar as alterações da pele.
Prognóstico
Tratar as condições médicas ou a obesidade que acompanha a acantose nigricans pode causar regressão da doença de pele e resultar em bom prognóstico. Reconhecer esta condição precocemente, tratar a obesidade para prevenir o desenvolvimento de diabetes e outras doenças relacionadas ao peso. Infelizmente, quando a acanthosis nigricans desencadeia um diagnóstico de câncer, ela já pode estar avançada e associada a um mau prognóstico geral.