O pigmento melanina determina a cor da sua pele, cabelos e olhos. Manchas brancas no peito se desenvolvem quando as células produtoras de melanina morrem ou não conseguem produzir melanina adequadamente. Esta condição da pele é chamada vitiligo. De acordo com MayoClinic.com, vitiligo geralmente começa em pequenas áreas da pele e depois se espalha lentamente.
Existem três tipos principais de vitiligo: focal, generalizada e segmentar. Vitiligo focal ocorre quando manchas brancas só aparecem em uma pequena área da pele, como o peito. O vitiligo generalizado é caracterizado por manchas brancas que estão espalhadas pelo corpo. O vitiligo segmentar ocorre quando a perda de cor afeta apenas um lado do corpo. De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, o vitiligo generalizado é o tipo mais comum.
Sintomas
Além de manchas brancas no peito, aqueles com vitiligo podem experimentar envelhecimento prematuro do cabelo. Cabelos grisalhos podem aparecer no couro cabeludo, sobrancelhas, cílios e barba. As membranas mucosas da boca também podem perder sua cor. Em alguns casos, os olhos podem perder um pouco de sua cor, de acordo com MayoClinic.com.
Causas
A causa exata do vitiligo é desconhecida, mas acredita-se que vários fatores desempenham um papel no desenvolvimento de a condição. O Medline Plus observa que a hereditariedade pode ser parcialmente responsável porque existe um aumento na taxa de vitiligo nas famílias. Respostas anormais do sistema imunológico parecem contribuir para o desenvolvimento da doença também. O vitiligo é freqüentemente associado com hipertireoidismo, anemia perniciosa e doença de Addison, de acordo com o Medline Plus. O tratamento inicial para o vitiligo consiste em terapia de luz, medicamentos orais e medicações tópicas, como corticosteróides e imunossupressores. Se esses esforços não forem bem-sucedidos, o enxerto de pele pode ser usado para transferir a pele pigmentada de outras áreas do corpo para as manchas brancas no peito. Em casos graves, um procedimento no qual as áreas coloridas da pele são despigmentadas pode ser realizado. Isso só é feito como uma última opção, no entanto, porque o procedimento é permanente.
Considerações
Após o tratamento, algumas pessoas recuperam a coloração nas áreas de pigmento perdido; no entanto, novas áreas de descoloração geralmente se desenvolvem, de acordo com o Medline Plus. É importante tomar cuidado extra com proteção solar se você tiver vitiligo, porque as áreas sem pigmentação são mais suscetíveis a queimaduras solares e câncer de pele.