A artrite reumatóide pode causar uma variedade de alterações na pele. Comumente, a pele se torna fina, enrugada e frágil, o que pode levar a contusões fáceis. As palmas das mãos podem tornar-se de cor avermelhada (denominada eritema palmar), enquanto a pele nas costas das mãos pode tornar-se pálida e até parecer translúcida.
Nódulos Reumatóides
A artrite reumatoide pode causar nódulos formados abaixo da superfície da pele, particularmente na área das articulações afetadas. Estes são chamados nódulos subcutâneos ou reumatóides. Nódulos subcutâneos ocorrem em aproximadamente 25% dos pacientes com artrite reumatóide e são mais comuns entre homens do que mulheres. Eles são firmes ao toque e geralmente são benignos e indolores, embora possam causar dor se ocorrerem em uma área propensa a irritações repetitivas, como dedos, solas dos pés, calcanhar, costas ou antebraços. Complicações como infecção ou ulceração podem ocorrer se a pele que cobre os nódulos se rompe.
Vasculite Reumatóide
A vasculite é uma complicação potencialmente grave da artrite reumatóide. Quando os vasos sanguíneos que foram danificados pela artrite reumatóide começam a sangrar, podem causar feridas na superfície da pele. As feridas - comumente encontradas nas pernas - podem se tornar ulceradas e dolorosas. Eles são tipicamente de cor púrpura escura e são chamados de púrpura ou petéquias. A vasculite também pode causar sintomas em outras áreas do corpo, incluindo perda de sensibilidade, aumento do fígado ou baço, sangue na urina e úlceras intestinais. Vasculite pode levar à gangrena, ou morte do tecido da pele no membro afetado. Pioderma gangrenoso
Pioderma gangrenoso pode ocorrer em até 37 por cento dos pacientes com artrite reumatóide. Causa lesões ulceradas, comumente nos membros inferiores, mas de maneira viável em qualquer parte do corpo. As úlceras crescem muito rapidamente e podem ser exacerbadas por lesão ou trauma. À medida que crescem, camadas de tecido da pele começam a morrer (chamado necrose). O tratamento imediato - muitas vezes com corticosteróides - é necessário para evitar complicações sérias do tecido da pele necrótica e infecção.
Outras condições de pele raras
A artrite reumatóide está associada a algumas doenças inflamatórias raras da pele, incluindo distúrbios neutrofílicos. Os neutrófilos são um tipo de glóbulo branco que aumenta em número em resposta a uma infecção bacteriana. Os pacientes com artrite reumatóide podem desenvolver dermatoses inflamatórias neutrofílicas, condições da pele caracterizadas por pápulas elevadas na superfície da pele. Sob o microscópio, uma infiltração de neutrófilos pode ser vista como evidência da infecção.
A dermatite granulomatosa intersticial é outra condição rara da pele cujos sintomas incluem vermelhidão e irritação e pápulas vermelhas na superfície da pele.
A urticária, comumente conhecida como urticária, também pode ocorrer em pessoas com artrite reumatóide. É caracterizada por uma erupção de pápulas que coçam na superfície da pele.
, , ] ]