Causas
A caspa é causada por vários fatores, incluindo pele seca, estresse, ferramentas de estilo, não shampooing suficiente e desordens da pele, como psoríase e eczema. Ele também pode ser causado por malassezia, um fungo parecido com levedura que é comum no couro cabeludo de adultos saudáveis, diz Mayoclinic.com. Se o fungo ficar fora de controle, ele se alimentará dos óleos dos folículos, o que pode fazer com que mais células da pele cresçam. Essas células morrem, se juntam com os óleos e caem. A causa do crescimento excessivo deste fungo é desconhecida, diz o site.
Anti-caspa alimentos
Alimentos que contenham vitamina B6 podem ajudar a aliviar sua caspa porque uma deficiência em B6 pode causar ressecamento. Alimentos com vitamina B6 incluem bananas, frango, peru, salmão e espinafre. Alimentos ricos em ômega-3 também podem ajudar porque o ômega-3 ajuda a manter a pele hidratada, o que pode evitar a secura que causa e acompanha a caspa. Alimentos que contenham ômega-3 incluem sardinha, salmão, atum, semente de linhaça, nozes, feijão, soja e feijão branco. Alimentos a evitar
Certos alimentos e bebidas podem exacerbar a caspa. Bebidas como chá e café podem piorar a secura que caracteriza e causa a caspa, pois aumentam a produção de urina e transpiração, diminuindo assim os níveis de hidratação natural. Além disso, quantidades excessivas de gorduras saturadas podem piorar a caspa por meio de infecção. Isso ocorre porque as dietas que contêm quantidades excessivas de gorduras saturadas estimulam a produção excessiva de sebo ou óleos da pele. Este óleo serve como um terreno fértil para fungos, o que pode causar infecções. Estas infecções, em seguida, aumentam a decomposição de células da pele, que causam flocos, diz o site Skin Care Guide.
Considerações
Como muitas condições compartilham sintomas comuns, é muito importante obter um diagnóstico adequado antes de tentar qualquer tratamento da caspa, diz o site Diagnose Me. Isso ajuda a evitar o prolongamento de uma condição subjacente, que pode piorar com atraso. Condições subjacentes que têm caspa como um possível sintoma incluem um sistema imunológico suprimido, síndrome dos ovários policísticos e distúrbios neurológicos, como a doença de Parkinson.
Aviso:
Consulte o seu médico antes de comer uma dieta rica em nutrientes que potencialmente combatem a caspa. . Isso ocorre porque a superabundância dos nutrientes encontrados nesses alimentos pode causar efeitos colaterais. Por exemplo, o excesso de ômega-3 pode causar sangramento, que pode variar de hemorragias nasais a derrame e excesso de vitamina B6 pode causar danos nos nervos de seus braços e pernas.