Deficiências vitamínicas e psoríase
Vitamina A e D são importantes para a manutenção da pele saudável. Deficiências nessas vitaminas podem desencadear um ataque de psoríase. Pacientes com psoríase devem aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitamina A e D. Fontes naturais de vitamina A incluem abóbora, fígado bovino, alimentos fortificados, leite integral, queijo, óleo de fígado de bacalhau, óleo de peixe linguado, abóboras e cenouras. Fontes naturais de vitamina D incluem queijo, leite fortificado, peixe, ostras, creme e manteiga. Os médicos podem receitar medicamentos prescritos contendo retinóides, como vitamina D ou vitamina A, para tratar a psoríase, segundo a Mayo Clinic. Os retinóides da vitamina A ajudam a normalizar a atividade do DNA nas células da pele, o que reduz a inflamação. Análogos da vitamina D, como o calcipotrieno, são usados para retardar o crescimento de células da pele em pacientes com psoríase.
Sintomas da psoríase
Os pacientes com psoríase apresentam sintomas como pele seca coberta de manchas branco-prateadas, escamosa pele, vermelhidão da pele, pele espessa, dor e prurido nas articulações, lesões genitais nos machos, espessamento da unha, amassado na superfície das unhas, manchas amarelo-amarronzadas nas unhas e separação da unha da base e graves caspa no couro cabeludo, de acordo com a Clínica Mayo.
Tratamento da psoríase
A psoríase é uma condição crônica, incurável e o tratamento é destinado a controlar os sintomas e prevenir infecções. A psoríase leve a moderada é tratada com cremes e pomadas tópicos. Psoríase grave é tratada com cremes, medicamentos orais e terapia de luz, de acordo com a Mayo Clinic. Pacientes com psoríase grave podem receber metotrexato ou medicamentos ciclosporina, de modo a suprimir a resposta imune do corpo.
Autocuidado
Os médicos recomendam banhos diários para pacientes com psoríase. Os banhos de aveia acalmam a pele e também ajudam a afrouxar as escamas, de acordo com a PubMedHealth. Os pacientes devem evitar esfregar a pele com muita força, pois isso pode irritar a pele e provocar um ataque de psoríase. Os pacientes também devem tentar obter o máximo possível de exposição ao sol. Protetores solares devem ser usados para prevenir queimaduras solares.
, , ] ]