Você pode ter visto a erupção vermelha, coceira que caracteriza o eczema, mas você sabe o que é realmente? O eczema é uma condição inflamatória que é frequentemente considerada "atópica" ou mediada por uma resposta alérgica. Na verdade, é bastante comum e acredita-se que afeta aproximadamente 15% das crianças. Em muitos indivíduos, o eczema costuma andar de mãos dadas com outras condições atópicas, como asma e febre do feno. Os sintomas podem ser agudos (isto é, descamação e exsudação da pele) ou crónicos (isto é, áreas espessadas da pele ou alterações na pigmentação). Eczema tende a aparecer primeiro durante o primeiro ano de vida da criança. A causa exata do eczema ainda não é clara, e não há cura para a condição. Pesquisadores sugeriram uma ligação entre o desenvolvimento de eczema e alergias alimentares. Esta ligação levou à utilização de diferentes tipos de exclusão dietética como meio de tratamento. O tipo mais popular é simplesmente eliminar alimentos alergênicos prováveis, como leite e ovos. Existem também estratégias mais especializadas e restritivas, como a dieta elementar. Aqui, alimentos integrais são substituídos completamente por uma dieta líquida de carboidratos, proteínas e gorduras quebrados. A pesquisa ainda tem que provar os benefícios definitivos de qualquer um, especialmente à luz do potencial de deficiência de nutrientes com essas dietas. O impacto da dieta materna
A dieta de uma mulher durante o último mês de gravidez pode realmente afetá-la potencial da criança para o desenvolvimento de eczema. De acordo com pesquisadores alemães, esse impacto pode ser positivo ou negativo dependendo dos alimentos que ela escolhe. A alta ingestão de gorduras poliinsaturadas de margarina ou óleo vegetal e /ou alimentos alergênicos, como frutas cítricas, pode aumentar o risco. Inversamente, comer muitos ômega-3 óleos de peixe pode realmente diminuir a probabilidade de que a criança irá desenvolver eczema.
Há um alimento que todos os pacientes com eczema devem tentar limitar. O açúcar, especialmente em sua forma mais refinada, pode ser o culpado comum por trás de muitas condições inflamatórias. Quando consumimos alimentos que são ricos em açúcar, nosso corpo libera insulina. Os radicais livres nocivos são liberados juntamente com o hormônio insulina e, em seguida, têm o potencial de danificar nossas células. Esse dano promove uma resposta inflamatória, pois nosso sistema imunológico tenta combater os radicais livres. Reduza o açúcar escolhendo grãos integrais em vez de grãos mais refinados. Substituto de frutas frescas para outras sobremesas com muitos açúcares adicionados.
Cure Eczema de dentro para fora
Consumir gorduras saudáveis de alimentos como peixe, nozes e abacates pode ajudar a neutralizar toda essa inflamação. Os abacates, em particular, são uma ótima arma para combater o eczema. Isso porque eles podem ajudar a tratar a doença de dentro para fora - tanto como alimento curativo quanto como remédio tópico. Adicionar abacate à sua salada ou sanduíche fornece muitas gorduras monoinsaturadas saudáveis e antioxidantes, como a vitamina A. Aplicada topicamente, ajuda a hidratar a pele e reduzir a coceira e o inchaço associados ao eczema.
, , ] ]