Apexicon E é a marca de um produto corticosteróide tópico contendo 0,05 por cento de diacetato de diflorasona. Fabricado pela PharmaDerm, este creme está disponível apenas com receita médica, pois é um dos corticosteróides mais fortes do mercado. Os médicos prescrevem Apexicon E para o tratamento de condições de pele irritadas e inflamatórias, como psoríase, eczema e dermatite. O medicamento é prescrito principalmente para problemas de pele que não respondem a outros medicamentos.
Corticosteróides
Os medicamentos corticosteróides são derivados de hormônios naturais produzidos pelas glândulas supra-renais. Eles são diferentes dos esteróides anabolizantes, que promovem o crescimento e a força muscular. Os hormônios corticosteróides têm muitas funções importantes, explica o NetDoctor, um dos quais é o controle das respostas inflamatórias. Embora os corticosteróides tópicos não curem as condições da pele, eles podem aliviar os sintomas da inflamação da pele. Esta inflamação pode ser causada por irritantes, geralmente o caso de dermatite e eczema, ou por atividade auto-imune, como na psoríase.
Diflorasona
O esteróide em creme Apexicon E, diacetato de diflorasona, é um medicamento potente que pode aliviar uma variedade de sintomas cutâneos teimosos e crônicos, conforme observado pelo MedlinePlus. É eficaz para tratar prurido, inflamação, inchaço, ressecamento, descamação, crostas e outros desconfortos envolvidos com desordens da pele.
Uso
Para usar Apexicon E creme, primeiro lave ou molhe a área afetada completamente, a menos que isso cause irritação na pele, aconselha o MedlinePlus. Em seguida, aplique uma fina camada de creme e esfregue suavemente. Aplique-o às áreas afetadas de uma a três vezes ao dia, dependendo da gravidade do problema. Normalmente, não deve cobrir o Apexicon E com pensos ou ligaduras, porque isso aumenta os efeitos, mas o seu médico pode recomendá-lo para a gestão da psoríase ou de condições de pele difíceis. Para uma criança pequena, não coloque fraldas apertadas ou calças plásticas sobre o creme Apexicon E.
Efeitos colaterais
Como outros corticosteróides tópicos, Apexicon E creme pode causar inúmeros efeitos colaterais, especialmente se você aplicar demais ou usá-lo por um tempo prolongado. Os possíveis efeitos colaterais listados pelo Drugs.com incluem espinhas, bolhas, sensações de queimação, clareamento da pele e desbaste da pele com hematomas fáceis. Algumas pessoas podem experimentar os mesmos efeitos que o Apexicon E foi desenvolvido para aliviar, como vermelhidão, secura, descamação, crostas e irritação.
Advertência
Usar muito deste medicamento ou usá-lo por um longo tempo pode Aumente o risco de ter problemas nas glândulas supra-renais, pois a droga pode ser absorvida pelo corpo, adverte Drugs.com. O risco é maior para as crianças e para as pessoas que aplicam grandes quantias por muito tempo. Os sintomas podem incluir visão turva, tontura, desmaios, aumento da sede, aumento da micção, cansaço incomum, fraqueza e batimento cardíaco rápido, acelerado ou irregular. Esses sintomas exigem atenção médica imediata. Para evitar a absorção, não aplique mais do que o recomendado, e não aplique creme Apexicon E em pele queimada ou quebrada.