Articles Portuguese Rss O mel, aplicado topicamente na pele, pode ser uma opção natural de tratamento. De acordo com Dermnet, um portal de informações mantido pela Sociedade Dermatológica da Nova Zelândia, o mel tem propriedades antibacterianas e contribui para taxas aceleradas de cicatrização de feridas. O mel aplicado em feridas, como as lesões cutâneas ou pústulas associadas à psoríase, combina-se com os fluidos da ferida, chamados exsudatos, e cria peróxido de hidrogênio. Esta reação química impede que as bactérias cresçam e acelera a cura.
Os sintomas da psoríase
Existem muitos tipos diferentes de psoríase; a variedade mais comum é chamada de psoríase em placas. O sintoma consistente em todas as formas de psoríase é o avermelhamento da pele e o aparecimento de lesões. Uma pessoa com psoríase em placas tem uma pele que se torna espessa, empolada ou brilhante quando afetada, e as lesões podem desenvolver escamas que se desprendem. Sua pele pode estar coçando ou dolorida, e as feridas tipo bolha podem exsudar fluidos. O mel pode ajudar a reduzir a inflamação da pele.
Receita para o tratamento tópico
Uma edição de 2003 da "Complementary Therapies in Medicine" menciona uma combinação específica de ingredientes naturais que podem reduzir a inflamação e outros sintomas da psoríase. Embora não existam produtos à base de mel comercializados especificamente indicados ou aprovados pela FDA para a psoríase, os entusiastas da saúde natural e dos remédios caseiros podem criar seu próprio bálsamo de pele calmante para acalmar a pele irritada. Combinar azeite de oliva prensado a frio, cera de abelha e mel cru com uma consistência semelhante a uma loção pode replicar os resultados relatados na revista.
Resultados científicos de
"Terapias Complementares em Medicina" relatou estudos da efeitos do tratamento tópico à base de mel para a psoríase. Sofredores de psoríase receberam um mel, azeite e pomada de cera de abelha para usar em metade do seu corpo, enquanto usando uma substância de controle feita em grande parte de parafina na outra metade. Mais de 60% dos pacientes com psoríase estudados apresentaram melhora significativa em suas condições; fatores como coceira, descamação e espessamento da pele, vermelhidão e ressecamento das lesões foram avaliados. Alguns participantes já estavam tratando seus sintomas de pele com aplicações de esteróides; Depois de usar o tratamento à base de mel, cerca de metade dos pacientes com psoríase foram capazes de diminuir sua dosagem de esteroides.
Tratamentos naturais e alternativos para a psoríase, incluindo aplicações tópicas contendo mel, podem ser uma opção para algumas pessoas, mas como qualquer tratamento médico, a eficácia varia de pessoa para pessoa. A Fundação Nacional de Psoríase reconhece uma gama de abordagens complementares que podem incluir o uso de mel e outros ingredientes naturais como métodos de tratamento, incluindo medicina ayurvédica baseada na Índia, medicina tradicional chinesa, naturopatia e homeopatia. Discuta todos os seus medicamentos, suplementos e decisões de tratamento com seu médico.