casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência

Diferença entre pele seca e psoríase

A pele seca e em flocos não é apenas pouco atraente e desconfortável, mas também pode ser um sinal de uma condição mais séria. Muitos fatores podem levar à pele seca, que é muitas vezes uma condição temporária e de fácil tratamento. Se a pele seca é causada por psoríase, que é uma doença auto-imune, a condição é ao longo da vida e muitas vezes requer atenção médica.

Descrição

A pele seca é simplesmente a pele que parece desidratada, escamosa ou rachada, explica o Clínica Mayo. A pele pode ficar tensa e com coceira e pode parecer vermelha. A pele seca ocorre com mais frequência nos braços e na parte inferior das pernas. A psoríase provoca pele seca, mas a pele terá levantado lesões vermelhas cobertas com uma escala de formação prateada, ou células mortas da pele, diz a Fundação Nacional de Psoríase. A pele afetada pela psoríase pode queimar ou sentir coceira e dor. A psoríase pode ocorrer em qualquer parte do corpo e pode consistir em pequenas manchas ou grandes surtos.

Causas

O tempo frio e falta de umidade freqüentemente causam pele seca, diz a Clínica Mayo. Longos chuveiros quentes ou banhos, aquecimento interior e ar condicionado, exposição ao sol e sabonetes duros também ressecam a pele. A psoríase é uma doença auto-imune. O sistema imunológico das pessoas com psoríase acelera a renovação da pele, diz a Fundação. Enquanto uma célula normal da pele leva 28 a 30 dias para amadurecer, morrer e desprender, esse ciclo é comprimido em três ou quatro dias em uma pessoa com psoríase. Além disso, as células mortas não conseguem se desprender e se acumulam na superfície da pele, criando as lesões características.

Os hidratantes efetivamente reidratam a pele seca, observa a Mayo Clinic. Banhos mornos ou chuveiros e umidificadores ajudam a pele seca para curar. O tratamento da psoríase deve interromper o ciclo rápido das células da pele, reduzindo a inflamação e as escamas. Cremes e pomadas tópicos contendo corticosteróides, vitamina D sintética ou outros agentes são eficazes para surtos leves. Surtos mais graves ou disseminados podem responder ao tratamento com luz ultravioleta, que retarda a produção de células da pele. Medicamentos orais e injetáveis, incluindo retinoides, imunomoduladores ou metotrexato, podem ser necessários para o controle de casos graves.

Prevenção

O uso regular de hidratantes para a pele ajuda a prevenir a secura da pele. Evite sabonetes duros ou produtos que contenham detergentes, sugere a Clínica Mayo, e use água morna para tomar banho e tomar banho. Os umidificadores adicionam umidade de volta ao ar interno e ajudam a manter a pele retendo a umidade. A psoríase não pode ser evitada. A condição circula entre as labaredas que duram semanas ou meses para períodos de remissão que podem durar anos. O ciclo de crises e remissão é imprevisível, diz a Fundação, mas alguns fatores podem desencadear um surto. Stress, certos medicamentos, lesões na pele ou mudanças climáticas podem desencadear um surto, mas os gatilhos variam para cada indivíduo.

Considerações

A pele seca pode ser temporária, mas também pode sinalizar uma condição médica subjacente. Consulte um médico se a sua pele seca não responder a hidratantes e produtos de limpeza suaves, ou se sua pele estiver excessivamente vermelha ou se você tiver feridas ou infecções por arranhões, grandes áreas de pele esfolada ou se a coceira interromper seu sono. Mayo Clinic.

, , ] ]