As queimaduras solares podem ocorrer com qualquer exposição desprotegida a fontes de luz ultravioleta natural ou artificial (UV), como o sol ou as cabines de bronzeamento. A principal lesão responsável pelas queimaduras solares é o dano direto ao DNA pela luz UV, resultando na morte real das células da pele. Os sintomas associados à queimadura solar são um resultado desse dano extremo na camada mais externa da pele, chamada epiderme.
Redness
A inflamação associada ao processo de luz UV danifica o DNA e mata as células da pele, faz com que os vasos sanguíneos da pele se dilatem, dando a característica cor vermelho-lagosta que todos associamos a queimaduras solares. O aumento do fluxo sanguíneo para a área afetada pode deixar a pele coçando, quente ou quente ao toque. Isso pode acontecer dentro de minutos da exposição ou pode ocorrer como uma resposta atrasada horas ou até mesmo dias depois. Normalmente, a vermelhidão começa mais ou menos três horas após a exposição ao sol e atinge seu pico às 24 horas.
Dependendo da gravidade do dano, a queimadura solar pode ou não ser acompanhada de bolhas na pele. Apenas uma queimadura solar ou cinco queimaduras solares na adolescência dobram o risco de desenvolver a forma mais letal de câncer de pele (melanoma).
Dor de cabeça e febre
Quando somos expostos a doenças ou lesões, nossos corpos se montam o que é chamado de uma resposta inflamatória. Como a queimadura solar é um insulto tóxico para a pele, uma reação inflamatória inevitavelmente ocorre em graus variados. Isto significa que quando a luz ultravioleta danifica as células, os vasos sangüíneos nos tecidos adjacentes se dilatam e liberam substâncias químicas como histamina, bradicinina, citocinas e prostaglandinas, que podem resultar em uma variedade de sintomas, como inchaço da pele, dor de cabeça, febre, calafrios ou mal-estar.
Náuseas e vômitos
Assim como um vírus ou bactéria pode causar náuseas e /ou vômitos, como resultado da reação inflamatória do corpo, o mesmo pode causar os danos causados pela exposição desprotegida à luz ultravioleta. É muito importante manter-se hidratado caso sinta náusea e /ou vômito.
Quando procurar atenção médica
Na maioria dos casos, as queimaduras solares ocorrem sem sintomas graves e desaparecem naturalmente dentro de uma semana após a exposição. Estas são as circunstâncias, no entanto, para o qual se deve procurar a atenção de um médico:
Se as bolhas estiverem cobrindo pelo menos 20% da superfície da pele. Esta condição representa um sério risco de infecção, e deve-se procurar atendimento médico imediatamente. Nota: Para referência, se uma criança tiver bolhas em todo o tórax e nas costas, isso equivale a cerca de 26% da área de superfície do corpo. Para um adulto, bolhas no peito ou nas costas, assim como o rosto, equivale a 22% da área da superfície corporal.
Se a queimadura for acompanhada por uma febre alta (102 ° F ou dor extrema, dor de cabeça, confusão, náusea ou calafrios, chame o médico - esses sintomas podem exigir cuidados de suporte adicionais, como medicação ou fluidos IV, até que os sintomas desapareçam.
Se há drenagem amarela de uma bolha ou listras vermelhas, isso pode significar que a área queimada está infectada. Para estes casos, consulte um médico imediatamente, porque a prescrição de medicamentos ou antibióticos por via intravenosa pode ser garantida.
Se a queimadura solar não se resolver dentro de uma semana, talvez seja uma boa idéia informar seu médico. A exposição desprotegida aos raios UV pode ter trazido outra condição da pele.
, , ] ]