A queimadura solar é geralmente fácil de reconhecer e diagnosticar. A pele vermelha e macia que acompanha a exposição à luz ultravioleta (UV) desprotegida é na maioria das vezes um sinal revelador. Isso pode não estar na praia ou na piscina - as queimaduras solares podem ocorrer a qualquer momento, mesmo enquanto você estiver dirigindo no carro. Os raios UV podem entrar pelas janelas, mesmo em dias de neve. Se houver uma preocupação com as queimaduras solares, é aconselhável consultar um médico. As preocupações com queimaduras solares incluem: se a queimadura não se resolver após uma semana; se houver bolhas extensas (mais de 20% da área da superfície do corpo); náusea ou vômito; ou listras vermelhas ou corrimento amarelo. O médico fará um exame físico e solicitará exames diagnósticos específicos, se necessário.
O exame físico
Durante o exame físico, o médico provavelmente fará primeiro sinais vitais, como hidratação, temperatura /febre e pulso. Eles então examinarão a pele para ver quanto área de superfície corporal é queimada e se há ou não bolhas. O médico pode perguntar sobre o nível de dor que o paciente está sentindo, bem como fazer perguntas sobre náusea, vômito ou dor de cabeça. O dermatologista irá recomendar um rastreio do cancro da pele para qualquer pessoa que tenha sofrido queimaduras solares. Este é um exame que verifica as lesões suspeitas de câncer de pele. É realizado com os olhos do médico e uma pequena ferramenta de ampliação chamada dermatoscópio. Se uma lesão questionável é identificada, então uma biópsia de pele seria realizada.
Testes de Laboratório
Algumas condições de pele podem imitar a queimadura solar. A rosácea é um processo inflamatório da pele pelo qual os vasos sangüíneos do rosto se dilatam, levando a rubor e um tom rosado que é muito parecido com queimaduras solares. A diferença é que, no caso da rosácea, os pacientes também podem ter erupções semelhantes a acne ao redor da boca, nariz ou olhos. Geralmente, não há exames laboratoriais adicionais que acompanhem um diagnóstico suspeito de rosácea.
O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune que pode se manifestar na pele após a exposição solar. Isso se apresenta como uma erupção de "borboletas" no nariz e nas bochechas e parece uma queimadura muito semelhante. Isso geralmente é acompanhado por febre, mal-estar e dores articulares. Se o profissional de saúde estiver questionando um diagnóstico de LES, ele pode solicitar exames de sangue para verificar um hemograma completo, testes de função renal e hepática e um teste de anticorpo antinuclear, que avaliam um processo autoimune. Se houver alguma dúvida entre os dois diagnósticos, este painel de laboratórios deve ajudar a discernir a diferença.
Fototestes
Se um paciente ainda estiver queimando, apesar de estar usando precauções protetoras contra o sol e evitando Luz UV, tanto quanto possível, o seu dermatologista pode recomendar fototestar. São testes especializados que confirmam ou negam a presença de uma reação anormal à queimadura solar (ou seja, pessoas extremamente sensíveis ao sol). Estes testes são usados para avaliar erupções cutâneas como erupções cutâneas, bolhas, comichão ou urticária que se tornam visivelmente piores, mesmo com exposição mínima aos raios UV. Os fototestes são realizados observando se uma erupção ocorre expondo pequenas áreas da pele a doses variáveis de raios UVA e UVB. Uma reação positiva a uma dose baixa de exposição a UV confirma que uma pessoa é de fato mais sensível do que outras à luz solar. Isso pode ser acompanhado por uma avaliação de medicamentos anteriores (que podem causar sensibilidade ao sol) ou uma biópsia da pele para descartar outras causas de inflamação da pele em áreas expostas. , , ] ]