Sintomas
A psoríase pode ocorrer em qualquer parte do corpo, incluindo o couro cabeludo, unhas e unhas dos pés. Embora o eczema também possa ocorrer em qualquer lugar, ele tende a afetar as dobras dos cotovelos e joelhos, mãos e pés, braços, tornozelos, rosto e peito, e a pele ao redor dos olhos. As lesões clássicas da psoríase têm uma aparência escamosa, prateada e espessa no topo das manchas vermelhas. As unhas afetadas ficam sulcadas e desgastadas. Além disso, algumas pessoas com psoríase desenvolvem uma forma específica de artrite. Pacientes com eczema geralmente apresentam ou desenvolvem alergias ou asma. Manchas de eczema tendem a ser vermelhas a marrons, às vezes com pequenas protuberâncias que vazam fluido. Embora a psoríase possa ter comichão, o eczema é quase sempre prurido e a sensação geralmente aumenta à noite. Coçar as manchas de eczema provoca pele crua e colisões com crostas.
Pacientes
O eczema afeta mais comumente bebês e crianças pequenas. O Instituto Nacional de Artrite e Doenças Musculosqueléticas e Dermatológicas observa que 85 por cento dos pacientes com eczema desenvolvem a doença antes dos 5 anos de idade e que o início após os 30 anos de idade é incomum. Em cerca de metade dos pacientes, o eczema continuará na idade adulta. Eczema ocorre com mais freqüência em pessoas que vivem em cidades ou em climas muito secos. Em contraste, a psoríase afeta principalmente adultos e é menos sensível às condições ambientais.
Gatilhos
Os desencadeantes da psoríase geralmente são fisiológicos - infecções, lesões de pele, alguns medicamentos, tabagismo e consumo de álcool podem causar ou piorar um episódio de psoríase. Acidentes eczema tendem a ser fatores ambientais, como sabonetes, coceira, poeira ou areia, solventes e alérgenos.
Tratamentos
Pacientes com eczema e psoríase podem se beneficiar de corticosteróides para reduzir a inflamação, ou o uso de fototerapia para estimular a cicatrização. Os anti-histamínicos para o eczema podem ajudar a controlar a inflamação e a coceira, mas não são úteis para a psoríase. Os tratamentos específicos para a psoríase incluem o calcipotrieno, que é uma forma artificial de vitamina D, e os retinóides tópicos, que são derivados da vitamina A que retardam o crescimento das células da pele.