A pele serve como superfície interativa do corpo com o ambiente. Como tal, é vulnerável a uma variedade de feridas, que diferem pelo tipo e gravidade da lesão da pele. As opções de tratamento variam de acordo com a natureza da lesão. Promoção de cicatrização de feridas com desfiguramento mínimo e prevenção de infecção permanecem os objetivos do tratamento.
Lacerações
Lacerações consistem em cortes na pele causados por objetos pontiagudos. Vidro quebrado, ferramentas de loja, facas e outros instrumentos de corte geralmente causam lacerações na pele. Em "Common Simple Emergencies", Drs. Philip Buttaravoli e Thomas Stair explicam que a limpeza completa de uma laceração é de extrema importância na prevenção da infecção da ferida. O fechamento de lacerações pode ser realizado com tiras adesivas, adesivo de tecido, grampos de pele ou pontos. A escolha da técnica de fechamento depende da localização, forma, tamanho e gravidade da laceração.
Puncturas
As feridas resultantes da penetração forçada e profunda da pele por objetos esguios. Acidentalmente pisar em uma unha ou outro objeto pontiagudo é uma causa comum de ferimentos por punção. MayoClinic.com aponta que o objeto penetrante pode introduzir bactérias nas camadas profundas da pele, onde elas podem florescer. O risco para o tétano, uma infecção causada pela bactéria Clostridium tentani, provoca preocupação devido à prevalência das bactérias no meio ambiente. O manejo de feridas por punção geralmente inclui limpeza completa e garantia da vacinação contra o tétano atual. Ferimentos perfurantes associados a mordidas em animais ou humanos podem requerer tratamento com antibióticos devido ao alto risco de ferida e infecção óssea subjacente. Picadas de animais podem exigir a vacinação contra a raiva se o estado de raiva do animal envolvido for desconhecido.
Abrasões
As abrasões são feridas causadas por raspagem traumática e perda da pele. As quedas que ocorrem durante o movimento freqüentemente causam abrasões na pele. Perda extensa de pele pode ocorrer com motocicleta de alta velocidade ou acidentes similares. A Universidade do Sistema de Saúde da Virgínia aconselha a limpeza completa e bandagem de abrasões envolvendo perda de pele superficial limitada. Abrasões extensas ou profundas requerem tratamento mais intensivo, que pode incluir enxerto de pele para os casos mais graves.
Queimaduras
As lesões por queimadura variam de acordo com a profundidade da queimadura e a quantidade de superfície da pele envolvida. As queimaduras superficiais são as menos graves, geralmente curando rapidamente e sem cicatrizes. Queimaduras mais profundas incluem queimaduras superficiais e profundas de espessura parcial. Em um artigo de revisão sobre o tratamento de queimaduras publicado em "American Family Physician", o Dr. Eric Morgan e colegas relatam que queimaduras superficiais de espessura parcial raramente causam cicatrizes. Queimaduras profundas de espessura parcial, no entanto, muitas vezes levam a desfiguração da pele. As queimaduras mais graves são queimaduras de espessura total, com completa destruição da pele na região afetada. As queimaduras profundas de espessura parcial e de espessura total exigem tratamento intra-hospitalar intensivo.
Úlceras
As úlceras são feridas cutâneas cavitárias, causadas pela quebra local da pele. A Cleveland Clinic explica que má circulação, distúrbios inflamatórios, pressão prolongada e acúmulo excessivo de fluidos frequentemente precipitam úlceras cutâneas. As úlceras crônicas apresentam um desafio devido à cicatrização da pele prejudicada. Melhoria na condição subjacente pode promover a resolução da úlcera da pele.