casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência

Tratamento de colágeno para cicatrizes de acne

Colágeno tem uma longa história de uso cosmético no tratamento de cicatrizes de acne, bem como linhas finas e rugas. O colágeno bovino foi introduzido na década de 1970, diz a Academia Americana de Dermatologia (AAD), e foi o preenchimento de tecidos moles de escolha dos dermatologistas até o início dos anos 2000. Nesse ponto, o colágeno humano bio-engenheirado foi aprovado pela Food and Drug Administration dos Estados Unidos. Embora tipos de preenchimento mais duradouros já tenham sido introduzidos, o tratamento com colágeno para cicatrizes de acne continua a ser usado por dermatologistas.

Por que Colágeno?

De acordo com a AAD, a pele é composta de três componentes principais : ácido hialurônico, elastina e colágeno. Quando injetado em uma cicatriz de acne deprimida, o colágeno faz com que a pele fique gorda, tornando as cicatrizes menos perceptíveis. A Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos indica que os preenchedores de colágeno humano podem ser comercializados pela Cosmoderm ou pela Cosmoplast. Enchimentos de colágeno bovino, como Zyderm e Zyplast, são conhecidos por causar reações desagradáveis ​​na pele. Antes de receber o tratamento de colágeno bovino, os pacientes devem passar por testes de alergia.

Como é feito

Colágeno líquido é injetado na superfície da pele usando uma seringa com ponta de agulha. A pele é completamente limpa antes da injeção. Um dermatologista pode congelar a área ou aplicar um anestésico tópico para dessensibilizar a pele antes da injeção. Um tratamento de colágeno no consultório leva apenas alguns minutos.

Efeitos colaterais

Os preenchedores de colágeno e outros tipos de preenchimento são populares, já que não colocam pacientes fora de comissões, observa a AAD. Os pacientes podem retomar suas vidas imediatamente após o tratamento com efeitos colaterais mínimos; as mulheres podem até reaplicar a maquiagem antes de sair do consultório do dermatologista. O AAD indica que vermelhidão e inchaço podem ocorrer e, em alguns casos, hematomas leves. Para reduzir esses efeitos colaterais, os pacientes podem ser aconselhados a aplicar gelo na pele 15 a 20 minutos após o tratamento.

O tempo de duração

Os tratamentos de colágeno não duram para sempre, com resultados duradouros entre dois e quatro meses, diz a ASPS. Uma vez que o colágeno é reabsorvido na pele, outra injeção é necessária. Há cargas mais duradouras disponíveis, uma usando a gordura corporal do próprio paciente para preencher a cicatriz. Ainda outro tipo de enchimento, polimetilmetacrilato - uma combinação de colágeno bovino e esferas plásticas micronizadas - produz resultados permanentes.

Produtos de farmácias

Alguns cremes anti-cicatriz vendidos sem receita podem estimular a produção de novo colágeno na pele, observa a AAD. No entanto, os benefícios desses produtos são extremamente limitados. Aqueles com cicatrizes muito fracas e redondas de acne podem notar alguma melhora ao usar produtos que contenham ácido glicólico, retinol ou vitamina C como ingrediente ativo.