Se você está tratando de um pequeno corte ou se recuperando de uma cirurgia de grande porte, provavelmente está preocupado com a ferida que está deixando uma cicatriz. Cicatrizes podem se formar se uma ferida não cicatrizar corretamente, mas você não precisa deixar isso para o acaso. Tratar uma ferida nova da maneira correta acelera a cicatrização e ajuda a reduzir o risco de formação de cicatrizes. Fatores de risco para cicatrização O risco de cicatrizes é parcialmente baseado na genética - se um de seus pais cicatriza com facilidade , você pode ter o mesmo problema. A idade é outro fator. À medida que envelhece, a pele fica mais fina e menos elástica, por isso não pode curar as feridas com a mesma eficiência. As pessoas que fumam e bebem álcool podem ter risco aumentado de cicatrizes: o fumo reduz a velocidade da cura e o álcool resseca a pele. Estar acima do peso ou não descansar o suficiente também pode retardar a cicatrização, especialmente após uma cirurgia.
Tratar uma ferida nova
Para tratar uma nova ferida, lave a pele suavemente com água morna e sabão neutro e dê um tapinha nela. Seque com uma toalha limpa. Dab a ferida com uma pequena quantidade de uma pomada medicada antibacteriana, em seguida, aplique uma bandagem. Ataduras de folhas de silicone funcionam bem para evitar cicatrizes, porque eles aplicam pressão constante para a área. Anthony LaBruna, MD, professor associado clínico de cirurgia plástica no Weill Cornell Medical College, em Nova York, aconselha a evitar o tratamento da ferida com produtos à base de álcool ou peróxido de hidrogênio. Ambos matam as bactérias causadoras de infecções, mas também destroem as células saudáveis que seu corpo precisa para curar a área.
Tratamento de Acompanhamento
Mantenha uma ferida fresca coberta por uma bandagem por aproximadamente uma semana. , mas mudar o curativo e aplicar mais pomada antibacteriana diariamente. Isso mantém a ferida limpa e evita que a infecção se desenvolva, o que pode causar cicatrizes. Após cerca de uma semana, uma crosta se formará. Aplique uma fina camada de vaselina na crosta todos os dias e mantenha a ferida enfaixada até que a crosta caia sozinha. Nunca escolha uma crosta ou descasque-a. É bom tratar a pele com vitamina E, uma vez que uma crosta se forma. Para usá-lo, abra uma cápsula de vitamina E à noite e massageie suavemente o óleo em sua pele.
Outras dicas
A exposição ao sol pode danificar a pele ou causar cicatrizes, por isso é melhor manter sua ferida encoberta quando você sai. Os raios ultravioletas do sol também estimulam um pigmento da pele chamado melanócitos, que pode causar descoloração escura. Após a cicatrização de uma ferida, mantenha-a protegida diariamente com um filtro solar FPS 15 ou superior. Massagear suavemente a pele após a cicatrização de uma ferida pode evitar cicatrizes. Aplique um pouco de loção e massageie a pele com pequenos movimentos circulares por 15 a 30 segundos. Repita isso várias vezes ao dia. Uma pomada que contém extrato de cebola também é benéfica - ajuda a prevenir a formação de colágeno, o que dá às cicatrizes sua aparência elevada.
, , ] ]