Sempre que a sua pele reparar uma ferida - um corte, uma queimadura, uma ferida ou um arranhão - uma cicatriz pode se formar. Cortes cirúrgicos, catapora e outras condições de pele também podem resultar em cicatrizes, diz o Instituto Nacional de Saúde (NIH). Existem inúmeros fatores que tornam sua pele mais em risco de cicatrizes. Pequenos cortes caseiros e queimaduras, e até mesmo a condição mais difundida da pele, a acne, podem ser efetivamente abordados para evitar cicatrizes e a necessidade de tratamento adicional.
Fatores da Cicatriz
A Academia Americana de Dermatologia (AAD) afirma que A formação de cicatrizes e sua aparência dependem de um ou vários fatores, incluindo a profundidade e a extensão da ferida, quanto tempo leva para curar e sua localização no corpo. Cicatrizes em partes do corpo onde a pele está mais apertada, como a mandíbula, ou uma que cruza suas linhas de expressão podem parecer mais proeminentes, diz o AAD. A idade também é um fator - em pessoas mais jovens, a pele tende a "curar demais", resultando em cicatrizes mais óbvias. Algumas pessoas herdam a propensão a cicatrizar mais facilmente. Por exemplo, quelóides e outras cicatrizes levantadas (hipertróficas) muitas vezes ocorrem em famílias, diz o American Osteopathic College of Dermatology.
Cuts and Scrapes
Muitas feridas cicatrizam sem problemas significativos, diz uma família americana de março de 2000 Médico "artigo. No entanto, feridas que são mal geridas podem resultar em infecção, um período de cicatrização prolongado e cicatrizes visíveis. A prevenção da cicatriz depende em grande parte do seu conhecimento sobre como tratar cortes e arranhões menores da pele em casa. Primeiro, pare de sangrar aplicando pressão na ferida com um pano limpo ou bandagem por 20 a 30 minutos. Lave o corte ou raspe com água, usando uma pinça esterilizada para remover sujeira ou detritos presos na pele. Limpe a pele ao redor da ferida com sabão. Aplicar um antibiótico tópico não ajudará a cicatrização da ferida mais rapidamente, diz a Clínica Mayo, mas reduzirá o risco de infecção. Coloque curativos limpos na ferida para protegê-la, trocando o curativo todos os dias ou sempre que ficar sujo. As que têm mais de 1,2 cm de profundidade ou aquelas que se abrem, expondo o tecido muscular, exigem pontos, alertam a clínica. Fechar essas feridas prontamente reduz o risco de infecção - e evita cicatrizes inestéticas.
Previne cicatrizes de queimaduras
Queimaduras de primeiro grau e segundo grau com menos de 3 polegadas de diâmetro podem ser tratadas em casa, diz a Clínica Mayo. Para evitar cicatrizes, evite colocar gelo na queimadura ou submergir a pele em água gelada. Além disso, não esfregue manteiga, óleo ou outro emoliente gorduroso na queima - isso pode levar a infecções e cicatrizes. Para evitar cicatrizes de queimaduras, passe a área afetada sob água fria por 10 a 15 minutos e aplique uma bandagem limpa na pele para proteger a área lesada. A Clínica Mayo observa que isso é tudo o que é geralmente necessário para tratar uma pequena queimadura. Aumento da inflamação e exsudação pode sinalizar uma infecção que precisa de um tratamento médico.
Acne: Cicatrizes mais problemáticas
A acne grave, caracterizada por cistos profundos e nódulos que provavelmente se rompem por conta própria, é mais provável causar extensa cicatrização, adverte o AAD. No entanto, porque é impossível prever quem está mais em risco de cicatrizes, o AAD recomenda o tratamento da acne mais cedo ou mais tarde para que as lesões sejam reduzidas em número e gravidade. Um regime típico de cuidados com a pele pode incluir a lavagem duas vezes ao dia com um limpador suave e o uso de produtos tópicos sem receita médica. A acne que não resolve com o tratamento em casa pode ser tratada com prescrição tópica, antibióticos orais e para pacientes do sexo feminino, uso de certos contraceptivos orais. Um potente medicamento oral chamado isotretinoína é extremamente eficaz contra a acne grave. Cicatrizes de acne também podem ser evitadas, mantendo os dedos fora das manchas. Escolher ou espremer espinhas pode piorar a infecção e levar a cicatrizes.
Noções Básicas Sobre o Tratamento de Cicatrizes Cremes para cicatrizes sem receita não tratam cicatrizes tão bem quanto você pensa, diz o dermatologista da Mayo Clinic Lawrence Gibson, MD. pode reduzir a aparência de alguns tipos de cicatrizes, mas não há como restaurar a pele ao estado anterior. Opções de tratamento mais eficazes para cicatrizes estão disponíveis usando procedimentos médicos, diz o AAD. A revisão da cicatriz cirúrgica pode ser mais apropriada para cicatrizes extremamente grandes, longas ou óbvias. Outros tratamentos para cicatrizes podem incluir revisão de cicatrizes a laser, dermoabrasão, preenchedores de tecidos moles injetáveis e peelings químicos.