Entre 3.000 a 4.000 pessoas morrem de queimaduras graves a cada ano nos Estados Unidos, relata o The Merck Manual. Calor, eletricidade, radiação e produtos químicos podem causar queimaduras de terceiro grau, o tipo mais grave de queimadura. Os muito jovens e idosos são mais suscetíveis a queimaduras graves. Tratamentos para queimaduras de terceiro grau podem levar muitos meses.
As queimaduras são classificadas como primeiro, segundo e terceiro grau. As queimaduras de terceiro grau destroem a camada superior da pele, a epiderme e a camada média, a derme. As terminações ósseas, musculares, gordurosas e nervosas podem ser danificadas ou destruídas, informa a Universidade de Chicago. A pele parece branca ou carbonizada e nenhuma dor é sentida na área queimada porque as terminações nervosas são destruídas.
Tratamento inicial
Pessoas com queimaduras de terceiro grau que têm comprometimento das vias aéreas precisam de intubação imediata, que envolve a colocação de uma tubo que fornece oxigênio para os pulmões. Burnsurgery.org afirma que o inchaço grave dificulta a colocação do tubo. Queimaduras de terceiro grau que envolvem o rosto, mãos, pés ou genitais ou que cubram mais de 5% da área total da superfície do corpo devem ser tratadas em centros especializados em queimaduras, aconselha a Universidade de Chicago. Muitas pessoas com queimaduras de terceiro grau desenvolvem desidratação por perda de fluidos e precisam de grandes quantidades de fluidos intravenosos para evitar o choque.
Prevenção da Infecção
As queimaduras de terceiro grau apresentam alto risco de infecção, afirma Burnsurgery.org, por causa do tecido morto e falta de fluxo sanguíneo para a área. Antibióticos administrados por infusão intravenosa e em cremes ajudam a prevenir a infecção
Cicatrização da pele
Manter a pele limpa e livre de infecção requer a aplicação de medicamentos contendo prata ou outros ingredientes para ajudar a cicatrizar a pele. As queimaduras requerem curativos com ataduras estéreis, que muitas vezes são alteradas várias vezes ao dia. A pele morta deve ser removida em um processo chamado de desbridamento. A cicatrização da pele em queimaduras de terceiro grau geralmente forma uma área espessa, denominada escara, que restringe o fluxo sangüíneo à pele danificada, e pode precisar ser cortada, explica a Universidade de Chicago.
Enxertos de pele temporários usando a pele doadora, chamada de aloenxerto, ou pele de animal, chamada xenoenxerto, ou enxerto de pele permanente com pele não queimada de outra área, chamada de autoenxerto, proteja a área queimada enquanto ela cura. Os substitutos da pele também podem ser usados para cobrir cicatrizes de feridas.
Prevenir Cicatrizes
Algumas cicatrizes inevitavelmente ocorrem após uma queimadura de terceiro grau. As cicatrizes hipertróficas, que são cicatrizes espessadas, avermelhadas, pruriginosas, tensas e dolorosas, ocorrem em 50% das queimaduras de terceiro grau, afirma Burnsurgery.org. Cicatrizes podem resultar em contraturas, que é um aperto da pele ao redor das articulações, tornando-as inflexíveis e difíceis de se mover. O fechamento precoce da ferida, o uso de roupas de pressão e medicamentos como corticosteróides, anti-histamínicos e interferons ajudam a reduzir a formação de cicatriz.