Acne e verrugas são condições comuns da pele que são facilmente reconhecíveis porque são caracterizadas por lesões ou crescimentos. Espinhas e verrugas são muito diferentes e têm diferentes causas, embora possam aparecer em algumas das mesmas áreas do corpo. Eles têm algumas semelhanças de tratamento, mas eles também podem ser tratados de maneiras diferentes.
A Clínica Mayo descreve a acne como um problema de pele caracterizado por vários tipos de espinhas, incluindo whiteheads, cravos, nódulos, cistos, pústulas e pápulas. Eles crescem quando os folículos pilosos (poros) ficam obstruídos com óleo natural da pele e células mortas. Eles se parecem com pequenos caroços vermelhos ou grandes protuberâncias na pele, dependendo da sua gravidade, e alguns desenvolvem uma cabeça.
As verrugas são pequenos crescimentos arredondados. A Academia Americana de Dermatologia (AAD) explica que eles podem ser escuros ou carnudos e costumam parecer ásperos, embora alguns sejam macios. Eles começam minúsculos e podem levar vários meses para crescer a um tamanho perceptível.
A acne geralmente aparece no rosto, embora possa aparecer em qualquer lugar a pele tem folículos pilosos, de acordo com a Mayo Clinic. . Outros locais comuns espinha incluem o pescoço, ombros e costas.
As verrugas mais comumente crescem nas mãos e dedos ou nas solas dos pés, onde são chamados de verrugas plantares. Eles podem aparecer em outras partes do corpo, como o rosto, braços ou pernas e às vezes crescem na área genital.
Causas
Acne é causada por poros que ficam entupidos com células mortas da pele e excesso de óleo . Os poros ficam inflamados, resultando em uma espinha. A acne não pode ser transmitida a outras pessoas e, ao contrário da crença popular, não é afetada pela dieta, explica a Clínica Mayo. O crescimento das verrugas é desencadeado pelo papilomavírus humano (HPV), que é contraído pelo contato com outra pessoa ou um item infectado como uma toalha ou uma superfície como um deque de piscina, embora o AAD afirme que o risco é pequeno. As verrugas genitais são transmitidas por contato íntimo. O vírus entra no corpo se encontrar uma ruptura na pele. Algumas pessoas não receberão verrugas, mesmo que carreguem o vírus, de acordo com a Mayo Clinic, mas outras acabam tendo os pequenos crescimentos.
Nem a acne nem as verrugas são causadas pela má higiene, mesmo que às vezes sejam associadas a ser suja.
A acne não tratada pode levar a cicatrizes permanentes, especialmente se for acne cística. Surtos ruins podem coçar e espinhas altamente visíveis podem afetar sua auto-estima. A AAD adverte que as pessoas com acne severa podem se retirar socialmente, sentir raiva ou frustradas e eventualmente ficar deprimidas. As verrugas geralmente são indolores, embora as verrugas plantares possam machucar se a caminhada exercesse pressão sobre elas. Eles podem afetar a auto-estima se estiverem em uma área proeminente, mas não têm efeitos físicos duradouros, mesmo que não sejam tratados. Eles eventualmente desaparecem por conta própria, embora possam durar meses ou anos. Tratamento e acne Tanto a acne quanto as verrugas são tratadas com produtos de balcão (OTC) que contêm ácido salicílico, de acordo com a National. Institutos de Saúde. É geralmente aplicado a verrugas em forma líquida para dissolvê-los, enquanto ele é usado em forma de creme, gel ou loção para acne. Ele seca a pele, se livrar do óleo e promove o derramamento de células mortas.
Acne também é tratada com remédios de peróxido de benzoíla OTC, enquanto as verrugas podem ser congeladas com kits faça-você-mesmo. Ambas as condições também podem ser tratadas por um médico se elas não responderem aos cuidados domiciliares. Dermatologistas oferecem muitas opções, incluindo remédios tópicos mais fortes para acne e verrugas, remoção de verrugas cirúrgicas ou a laser, drogas orais ou injeções de cortisona para acne.
, , ] ]