Fumar cigarros é prejudicial à sua pele, mesmo que você não tenha nenhum dano que precise cicatrizar. Os pequenos vasos sangüíneos em suas camadas externas da pele se estreitam quando você fuma, reduzindo o fluxo sanguíneo e diminuindo o fornecimento de nutrientes, de acordo com MayoClinic.com. Fumar também prejudica a força da sua pele, afetando a elastina e o colágeno. Esses efeitos fazem você parecer velho mais rapidamente, e fumar causa ainda mais problemas quando você tem feridas.
Oitenta por cento dos pacientes em um estudo limitado publicado no "Journal of Oral and Maxillofacial Surgery" na década de 1990 teve problemas de cicatrização após a cirurgia de enxerto ósseo, em comparação com apenas 10 por cento dos não-fumantes. Estudos mais recentes confirmam este efeito, como um estudo de 2005, publicado no "Journal of Clinical Peridontology", que mostrou que o fumo prejudica a regeneração tecidual durante a cicatrização.
Razões
A saúde da pele requer circulação sanguínea e a pele precisa de sangue ricamente oxigenado que carrega nutrientes suficientes e remove resíduos. Os fumantes diminuem o fluxo sanguíneo, especialmente para as extremidades, e os cigarros fazem com que o sangue carregue mais monóxido de carbono, segundo o Hospital Craig. O oxigênio não pode entrar facilmente no sangue pesado de monóxido de carbono, então a pele recebe menos nutrientes e os resíduos não são removidos de forma eficaz. Esses efeitos prejudicam a cicatrização de feridas existentes na pele e até promovem o desenvolvimento de úlceras de pressão em indivíduos imóveis. A vitamina C ajuda a cicatrizar a pele, mas o tabagismo reduz os níveis desse importante nutriente.
Frequency
O tabagismo infrequente tem os mesmos efeitos negativos sobre a cicatrização de feridas do que fumar cigarros regularmente, segundo a Universidade de Wisconsin School of Medicine e Saúde Pública. O tabagismo é tão ruim para a cura da pele quanto os cigarros comuns. Os efeitos acabam desaparecendo se você parar de fumar completamente.
Complicações
Fumar provoca uma variedade de complicações relacionadas com a cura, além de retardar o processo de cicatrização da pele. As feridas são mais propensas a se infectar se você fumar, alerta a Universidade de Wisconsin, e pode haver formação de coágulos de sangue perto da ferida. Os pontos são mais propensos a se desfazer em fumantes, aumentando a chance de cicatrizes. Se você tem enxerto de pele, suas chances de fracasso são maiores se você fuma. O tabagismo aumenta o risco de complicações curativas pós-cirúrgicas que o mantêm no hospital por mais tempo, e problemas pulmonares relacionados ao pulmão, como excesso de muco, fazem com que você fique mais gripado durante a recuperação.
Sinais de alerta
Os fumantes devem estar atentos a sinais de alerta de problemas de cicatrização da pele que possam exigir atenção médica. Os sintomas de infecção incluem aumento da dor, calor e vermelhidão ao redor da ferida e descarga de pus ou outros fluidos. Esses sinais podem ser acompanhados por sintomas semelhantes aos da gripe e febre. Consulte seu médico se sua ferida não está cicatrizando adequadamente e você desenvolve qualquer uma dessas complicações.
, , ] ]