Danos solares
Os danos causados pelo sol são causados pela exposição aos raios ultravioleta (UV) do sol e das camas de bronzeamento. . Envelhecimento pelo sol é chamado fotoenvelhecimento, que é o maior culpado do envelhecimento prematuro da pele. Uma queimadura solar é um dano que pode ser visto diretamente após a exposição ao sol e geralmente é pior em um período de 24 horas.
A maioria dos danos pode ser vista após anos de exposição aos raios UV. Nos seus vinte anos, o bronzeamento deliberado não altera imediatamente a aparência envelhecida da sua pele. No entanto, à medida que envelhecem, a pele perde a elasticidade e retarda a produção de colágeno. A pele danificada pelo sol também pode apresentar-se com couro e desenvolver manchas marrons.
De acordo com a Skin Sight, as lesões vermelhas e escamosas na pele são chamadas de ceratoses actínicas e são pré-cancerígenas. Outro sinal de danos causados pelo sol que podem resultar em câncer são moles de formato estranho, não idênticos nos dois lados e maiores que a média.
Rosácea
Ao contrário dos danos causados pelo sol, a rosácea é um distúrbio da pele. Segundo a Sociedade Nacional de Rosácea, a rosácea afeta mais de 16 milhões de americanos, mas a maioria deles não tem idéia de que eles são afetados. Este distúrbio pode ser confundido com o aparecimento de uma queimadura solar, porque muitas vezes causa vermelhidão facial que é especialmente proeminente em torno das bochechas, nariz, testa e queixo.
Sintomas adicionais são visíveis vasos sangüíneos e espinhas, ou pode sentir como se houvesse areia em seus olhos. Em alguns casos, o nariz pode parecer inchado.
Diferenças
Se a sua pele é muitas vezes vermelha, sem queimaduras solares, existe a possibilidade de ser rosácea.
A rosácea pode ser desencadeada pela exposição a Raios UV, mas é diferente de uma queimadura solar. A rosácea faz com que a pele pareça corada e pode até parecer uma erupção cutânea ou rachada. Embora possa causar desconforto, geralmente não tem o mesmo nível de desconforto físico que uma queimadura solar.
A rosácea não causa descoloração marrom da pele, manchas ou linhas finas e rugas. Se estas são as principais queixas da aparência da sua pele, o dano solar é mais provável do que a rosácea.
Tratamentos
A rosácea não tem cura, mas existem maneiras de minimizar os sintomas e reduzir os surtos da pele. Conhecer a causa de seus surtos pode ajudar a controlar a rosácea.
O álcool, especialmente o vinho tinto, costuma provocar sintomas de rosácea, assim como o exercício físico. Os benefícios para a saúde do exercício diário, no entanto, são grandes demais para eliminar essa atividade, caso o rosto fique vermelho. Algumas atividades adicionais que podem causar um surto de rosácea são alimentos picantes, influências ambientais, medicamentos e banhos quentes. Nem todo mundo terá os mesmos gatilhos.
Uma queimadura de sol desaparecerá sozinha e você pode aliviar os sintomas de queimação aplicando aloe vera. No entanto, para reduzir os sinais de envelhecimento causados por danos causados pelo sol, é melhor procurar ajuda de um dermatologista.
Dermatologista
A rosácea não tratada pode se tornar mais grave no futuro. Um dermatologista pode prescrever um creme tópico ou, em alguns casos, uma medicação oral para ajudar na vermelhidão. Um dermatologista também pode oferecer sugestões para lavar o rosto e hidratantes para usar. Nem todo mundo vai ter o mesmo tratamento desde a gravidade da rosácea pode variar de paciente para paciente.
Se você tem colisões semelhantes à acne com rosácea, um dermatologista irá tratar a acne, juntamente com a rosácea.