O colágeno é a cola que mantém o corpo unido. Sem colágeno, nós literalmente desmoronaríamos. Mais de 80% da pele é composta de colágeno. É também o principal componente de ligamentos e tendões. O colágeno é a proteína mais abundante em todos os mamíferos. "a principal proteína insolúvel na matriz extracelular e no tecido conjuntivo", de acordo com o MolecularCellBiology.com. Embora o colágeno possa ser mais conhecido por seu uso como rejuvenescedor da pele facial, ele tem usos médicos importantes, principalmente para vítimas de queimaduras.
Colágeno e Queimaduras Vitimas O colágeno é valioso no tratamento de vítimas de queimaduras. usado para curar e substituir a pele queimada e criar substitutos de pele. Também é comumente usado para pessoas com queimaduras de radiação em seu rosto.
Colágeno e Mobilidade Conjunta
Suplementos de colágeno são usados para a mobilidade das articulações. Evidências de que o colágeno pode ajudar a aliviar as condições artríticas, agindo como um lubrificante comum. Mas o Dr. Ray Sahelian, um especialista em produtos de colágeno e colágeno, diz que a evidência é muito incompleta para saber se o colágeno ajudará aqueles com osteoartrite ou artrite reumatóide, apesar de algumas pesquisas promissoras.>
O uso mais comum de colágeno é como um revitalizador da pele. Segundo o Patient's Guide.com, o sol danifica as proteínas de colágeno e o tecido conjuntivo. Isso resulta em veias faciais, rugas, pele flácida e lábios ralos. Além disso, o colágeno se degrada com a idade, então todos nós vamos mostrar sinais de danos de colágeno à medida que envelhecemos.
Injeções de colágeno para a pele
Injeções de colágeno são usadas para apagar linhas de expressão, pés de galinha e sorriso linhas. Mas, de acordo com o Consumer Guide to Plastic Surgery.com, o uso de injeções de colágeno diminuiu 70% entre 2000 e 2007. Isso porque os preenchedores de tecidos moles, como o Restylane, duram mais que os tratamentos com colágeno. Mas o colágeno, tanto em variedades humanas quanto em bovinas, ainda é usado. Os efeitos duram de dois a seis meses. Os tratamentos são bastante caros, tipicamente na faixa de US $ 400 para uma injeção (a partir de agosto de 2010). Mulheres que estão grávidas ou amamentando, ou pessoas com certas condições médicas, como a doença auto-imune, não devem receber injeções de colágeno. Colágeno Cremes
Cremes de colágeno já existem há décadas. Infelizmente, não há provas de que funcionem. Como observa a Smart Skin Care.com, as moléculas de colágeno são grandes demais para serem absorvidas pela pele. Então, o colágeno fica no topo da pele e é lavado. Cremes de colágeno podem funcionar como um hidratante, mas eles não vão fortalecer sua pele. Algumas empresas afirmam que desenvolveram técnicas transdérmicas para entregar o colágeno profundamente na pele, mas as alegações ainda não foram comprovadas.