Os raios do sol podem infundir vitamina D em seu corpo - mas os efeitos do excesso de sol podem causar danos à pele e ao seu corpo, de acordo com a Mayo Clinic. Um conhecimento de quanto sol é demais e como o sol pode afetar seu corpo ajuda a evitar queimaduras solares, envenenamento solar e até, potencialmente, câncer de pele.
Melanina na pele ajuda a proteger a pele de dano, absorvendo a radiação ultravioleta na pele. No entanto, quando a pele é exposta a muita radiação, pode ocorrer uma queimadura solar. As queimaduras solares causam danos à pele, resultando em sinais de envelhecimento prematuro e até mesmo em cancros de pele potencialmente letais. O envenenamento solar resulta quando uma pessoa está excessivamente exposta ao sol ou está tomando medicamentos que causam reações adversas, de acordo com eCureMe.com.
Sintomas
Os sinais físicos de queimadura solar são tipicamente o primeiro ataque de queimadura solar "--such as red or pink skin.", 3, [[Além de mudar a cor da pele, outros sinais de queimadura solar incluem pele quente, dor de pele, inchaço, dor de cabeça e bolhas na pele. Envenenamento significativo pelo sol pode levar a pessoa a entrar em uma condição conhecida como choque cardiogênico. Os sintomas de choque cardiogênico extremo incluem perda de consciência, taquicardia, sudorese e pulso fraco, de acordo com o National Heart Lung and Blood Institute. Se isso ocorrer, procure tratamento médico de emergência.
Prevenção
O envenenamento solar pode ocorrer em apenas 20 minutos sob o sol, de acordo com o Dr. Andrew Weil. A melhor prevenção é evitar o sol, especialmente durante as 10 e as 16 horas. quando os raios do sol são os mais fortes, de acordo com a Mayo Clinic. Se você precisar ficar do lado de fora durante esse período, procure sombra sempre que possível. A aplicação de um filtro solar com um FPS de 15 ou mais pode ajudar a reduzir o risco de queimaduras solares. Reaplicação freqüente é necessária, especialmente após a transpiração, para continuar a evitar queimaduras solares. Aplique protetor solar 30 minutos antes de ir para fora para que o protetor solar funcione de forma mais eficaz.
Se você experimentar o aparecimento de sintomas de envenenamento pelo sol, retire-se do sol e continue a evitar o sol. Mergulhe as toalhas em água gelada e aplique sobre a pele. Tomar um medicamento anti-inflamatório de venda livre, como acetaminofeno ou ibuprofeno, pode ajudar a reduzir o inchaço ou a dor que resulta de envenenamento solar ou queimaduras solares, de acordo com eCureMe.com. A aplicação de creme de corticosteróide de venda livre na pele pode ajudar a aliviar o envenenamento solar ou a queimadura solar se o gel de aloe vera ou outro bálsamo pós-sol não melhorar os sintomas. (Consulte o seu médico antes de tomar cremes corticosteróides.)
Aviso
Tanto o envenenamento do sol e queimaduras solares podem exigir uma viagem ao consultório do médico ou até mesmo sala de emergência. Se você tiver sofrido queimaduras solares, consulte um médico se tiver bolhas como efeito colateral e elas cobrirem uma área significativa do seu corpo. Os sintomas que acompanham uma queimadura solar podem resultar em efeitos colaterais, incluindo febre, tontura, náusea, calafrios ou dor, de acordo com a Mayo Clinic. Medicamentos que podem causar intoxicação solar ocorrem mais rapidamente do que o habitual incluem antibióticos tetraciclina, diuréticos, pílulas anticoncepcionais, fenotiazinas, enxofre e talidomida, de acordo com eCureMe.com. Mesmo uma quantidade limitada de exposição ao sol pode causar reações negativas. Revise cuidadosamente todos os medicamentos e seus efeitos colaterais antes de usá-los, a fim de saber quanto deve evitar o sol.