O colágeno fornece o andaime do corpo. A proteína é encontrada em todo o corpo, fornecendo estrutura e suporte. Como um dos principais componentes da pele, manter e substituir o colágeno danificado é uma grande preocupação cosmética. Pouco pode ser feito para evitar que o colágeno se decomponha com a idade, mas técnicas estão disponíveis para substituir a proteína degradada e estimular as células a produzirem novo colágeno.
O colágeno é uma proteína fibrosa encontrada em todo o corpo. escreve Eric F. Bernstein, MD, no site Patient's Guide. Bernstein é professor associado da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia. O corpo contém 27 tipos diferentes de colágeno, cada um com papéis ligeiramente diferentes. O colágeno é composto principalmente de dois aminoácidos, hidroxilisina e hidroxiprolina.
Role
O colágeno é um tipo de tecido conjuntivo, proporcionando estrutura, elasticidade e suporte para tecidos e órgãos, explica DocShop. Pele, ossos, cartilagens e tendões, todos contêm colágeno. O colágeno é o principal componente da pele, seguido por elastina e glicosaminoglicanos.
Colágeno e envelhecimento O colágeno se decompõe à medida que a pele envelhece e a exposição ao sol danifica ainda mais o colágeno. Células da pele envelhecidas são incapazes de substituir o colágeno danificado e degradado. A pele afunda à medida que o colágeno estrutural na pele se degrada, resultando em rugas e linhas faciais, relata a Academia Americana de Dermatologia. O colágeno flácido é mais perceptível em torno dos olhos, bochechas, testa, boca e mandíbula.
Substituição do colágeno
Existem técnicas para substituir o colágeno danificado e degradado. Injeções de colágeno de enchimento derivadas de fontes bovinas ou humanas adicionam estrutura à flacidez da pele e enrugam rugas e linhas, observa a Academia Americana de Dermatologia. As injeções também podem engordar os lábios finos para uma aparência mais jovem. Enchimentos de colágeno oferecem apenas alívio temporário de linhas e rugas, no entanto. Os implantes de colágeno, que são tiras, fios ou tubos ocos, produzem uma correção de longo prazo para as rugas faciais. Enchimentos e implantes de colágeno produzem resultados quase imediatamente visíveis.
Estimulação
As células da pele podem ser estimuladas a produzir novo colágeno. Os procedimentos de estimulação dérmica levam tempo e exigem uma série de injeções durante vários meses. Com injeções de manutenção, os resultados podem durar até dois anos. Alimentos ricos em proteínas lisina e prolina podem, teoricamente, estimular as células a produzir colágeno, mas nenhuma evidência clínica apóia a teoria, diz o site da The World’s Healthiest Foods. Proteínas animais, como de carnes magras e produtos lácteos com baixo teor de gordura, são as melhores fontes dessas proteínas. A lisina e a prolina também são encontradas em peixes, legumes, gérmen de trigo e clara de ovo. , , ] ]