casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência

Por que os sulfatos nos produtos para cabelo são ruins?

Os sulfatos são um ingrediente comum em muitos produtos cosméticos e de limpeza, incluindo o xampu e o condicionador. Enquanto alguns estudos ligaram os sulfatos ao dano celular, os sulfatos são considerados seguros em concentrações abaixo de 1% ou quando usados por curtos períodos de tempo, de acordo com o Journal of American College of Toxicology.

O que são sulfatos? p> Os sulfatos são um aditivo para produtos de limpeza que causam a ação espumante comumente associada aos sabonetes. O sulfato mais comum é o lauril sulfato de sódio (SLS), encontrado na maioria dos shampoos e condicionadores. Usado principalmente como um agente espumante, um sulfato se combina com a água para emulsionar a graxa, dispersando-a na água para que ela possa ser lavada. Os sulfatos também atuam como um surfactante, uma substância que reduz a tensão superficial da água, ajudando o seu shampoo a soltar a gordura e o sebo do seu cabelo e couro cabeludo. Um xampu que contém sulfatos tipicamente tem uma concentração de cerca de 15%.

Sulfatos e danos à pele

SLS é um "baixo risco", segundo o Skin Deep Cosmetics Database do Environmental Working Group, e foi vinculado à toxicidade orgânica, irritação da pele e ecotoxicologia (danos ao meio ambiente ou a um ecossistema específico). No entanto, os sulfatos são considerados seguros em pequenas quantidades pela Food and Drug Administration e pela Cosmetic Ingredient Review. Em uma série de testes conduzidos pelo Colégio Americano de Toxicologia, concentrações abaixo de 1%, ou concentrações mais altas destinadas ao uso descontínuo, não apresentaram risco significativo à saúde humana; em concentrações mais altas, os sulfatos causaram danos celulares. Em uma concentração de 15% com exposição prolongada, os efeitos prejudiciais em ratos de laboratório incluíram irritação da pele, depressão, respiração difícil, diarréia e até a morte. Os estudos observaram que os danos aumentaram em concentrações mais altas, mas foram limitados em produtos projetados para uso descontínuo, como xampus.

Sulfatos e risco de câncer

Sulfatos são rumores de serem cancerígenos, mas esse mito é infundado. Na década de 1970, alguns xampus usavam um composto diferente, o lauril sulfato de etanolamina, que continha nitrosaminas causadoras de câncer. Hoje, esses compostos são banidos de produtos cosméticos e não constituem mais uma ameaça em sua garrafa de xampu. Os lauril sulfatos de sódio em seu xampu não têm propriedades carcinogênicas, de acordo com o Colégio Americano de Toxicologia e o painel de especialistas em Revisão de Ingredientes Cosméticos, que revisitaram o composto em uma avaliação de segurança realizada em 2002.

Shampoos Sem Sulfatos

Se você tem pele particularmente sensível, os sulfatos podem aumentar sua sensibilidade, causando irritação. "Embora os xampus à base de sulfato efetivamente limpem o cabelo, eles também podem arrancar o cabelo de óleos essenciais, bem como irritar a pele", disse o químico Cosmetist e fundador da BeautyStat de Ron Robinson à Glamour. Se você tingir seu cabelo, shampoos sem sulfato também podem ajudar a manter sua cor, que pode ser removida pelo detergente em um xampu que contém sulfatos. Os xampus sem sulfatos não espumam e espumam como um xampu tradicional, uma diferença estética que explica o uso generalizado de sulfatos em produtos de limpeza. Tenha certeza, no entanto, que, apesar da espuma reduzida, seu xampu sem sulfato ainda está fazendo o seu trabalho. , , ] ]