Os glicoalcalóides são substâncias que ocorrem naturalmente no tubérculo da batata e podem fazer com que o vegetal tenha um sabor acobreado. O glicoalcalóide mais comum encontrado nas batatas é a solanina, que, quando ingerida em grandes quantidades, pode causar reações tóxicas no sistema humano. Solanina está presente na batata e outros vegetais da família do nightshade, pois atua como fungicida e pesticida.
Intoxicação por Solanina
Os sintomas de uma reação tóxica à solanina são principalmente de natureza neurológica e gastrointestinal. Muitas vezes, o primeiro sintoma de intoxicação por solanina leve é o estômago e náuseas. Reações à solanina geralmente não são perigosas, já que o corpo processa a toxina de forma eficaz. Às vezes, em indivíduos suscetíveis, vômitos e queimação da garganta podem ocorrer após os sintomas gastrointestinais iniciais. Os sintomas neurológicos incluem dor de cabeça, tontura e alucinações. Morte tem sido relatada quando a solanina é ingerida em quantidades muito grandes.
Efeitos sobre o corpo
O método pelo qual a solanina age sobre o corpo humano não é totalmente compreendido. Acredita-se que seja causado principalmente por sua interação com as membranas das mitocôndrias dentro da célula. A solanina pode causar a abertura do canal de potássio, o que aumenta a atividade elétrica dentro da célula. Acredita-se que o aumento da atividade elétrica seja a causa da maioria dos sintomas experimentados quando se come batata com gosto de cobre.
Causas da produção de solanina
Quando as batatas são expostas à luz brilhante, elas começam a girar verde, que é o primeiro sinal visual da produção de solanina. A planta produz a substância de modo que ela se torne menos comestível para os animais que estão procurando alimento nas horas do dia. A cor verde é apenas um sintoma de que a solanina está sendo produzida, no entanto, como o tom é causado por um aumento na clorofila, que é segura para a ingestão humana. - Prevenindo a Produção de Solanina - O sabor acobreado e por sua vez, a produção de solanina pode ser evitada de várias maneiras. Embora seja seguro comer uma batata com alguma tonalidade verde, as partes afetadas devem ser cortadas antes do consumo. Batatas germinadas que têm numerosos olhos também são conhecidas por serem ricas em toxinas e devem ser evitadas se possível. Se uma batata parece queimada, ela deve ser descartada também.