Benecol é um produto de margarina que promete baixar o colesterol quando usado duas a três vezes ao dia; funciona através do uso de compostos chamados ésteres de fitoestanol encontrados em pinheiros, soja e outras plantas.
A Food and Drug Administration dos EUA (FDA) aprovou a alegação de que 1,4 gramas diárias de ésteres de fitoestanol podem bloquear a absorção de colesterol dietético, diminuindo assim os níveis de colesterol no sangue. Deve notar-se que, embora os estudos de curta duração tenham demonstrado que o Benecol não apresenta perigos significativos, não foram concluídos estudos a longo prazo, uma vez que este é um produto relativamente novo.
O benecol custa normalmente duas a cinco vezes mais como regular margarina
Óleo de soja parcialmente hidrogenada
De acordo com a Clínica Mayo, gorduras trans - também conhecidos como óleos parcialmente hidrogenados - são o pior tipo de gorduras, porque eles aumentam o colesterol ruim (LDL) e abaixe seu colesterol bom (HDL). Isto leva a um aumento do risco de doença cardíaca, que é o assassino número um de homens e mulheres.
Benecol contém óleo de soja parcialmente hidrogenado. Embora os efeitos nocivos do mesmo possam ser neutralizados pelos ésteres de fitoestanol, muitos especialistas em nutrição recomendam não consumir nenhuma gordura trans, especialmente em alimentos processados, como a margarina.
Diarreia
A Clínica Mayo lista diarréia como um efeito colateral potencial do Benecol. Embora geralmente não seja perigoso, isso pode causar muito desconforto.
Outro efeito colateral que foi observado com o Benecol é uma redução de 10% a 20% nos níveis de beta-carotina. A beta-carotina é convertida no organismo em vitamina A, que é um nutriente essencial que protege contra o câncer, doenças cardíacas e muitos outros problemas de saúde.