casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Alívio da dor no plexo solar

O plexo solar pode ser descrito em termos simples como uma rede vital de nervos. Ela emana do abdome e conecta vários nervos que se ramificam a muitas partes do corpo, como a aorta abdominal e o tronco celíaco, que por sua vez abriga nervos que se conectam a vários outros órgãos, como estômago, baço, fígado, pâncreas e esôfago. Em resumo, o plexo solar é um grupo de nervos muito delicado e complexo que atua como uma conexão com muitos órgãos importantes dos sistemas nervoso e digestivo.

Causas da Dor

Dor na energia solar plexo pode resultar de vários fatores. Um dos fatores é interno, o que significa que a dor é causada por problemas no funcionamento da rede dos nervos. Isso pode causar desconforto a um ou mais dos órgãos ligados aos nervos do plexo solar. A dor também pode ser o resultado de uma lesão causada por um golpe no estômago. O câncer é outra possível razão para a dor no plexo solar, especialmente se o câncer for metastático. Os cânceres metastáticos no plexo solar podem se espalhar de um órgão para outro dentro da rede, portanto, esse tipo de câncer pode ser particularmente difícil de tratar.

Gerenciando a dor

O controle da dor no plexo solar é um fenômeno complexo porque a dor pode ser devido a muitas razões potenciais. Qualquer dor em qualquer órgão do corpo pode, de fato, estar relacionada ao plexo solar. Por exemplo, algo que parece ser apenas uma cãibra no abdômen pode ser mais complicado se o plexo solar estiver envolvido. Assim, quando há suspeita de lesão do plexo solar, um diagnóstico deve ser feito antes do tratamento, usando varreduras e outras ajudas para descobrir se o plexo está envolvido. Se for, tratamentos apropriados devem ser dados com base na razão da dor. Quando a dor está relacionada ao câncer, o oncologista toma a decisão sobre o tratamento. Para aliviar a dor nos músculos, o método RICE (repouso, gelo, compressão e elevação) pode ser tentado.

Métodos de Tratamento

O fato central sobre a dor no plexo solar é que ela está relacionada os nervos. Assim, os analgésicos que atuam nas estruturas musculares ou esqueléticas serão de uso limitado. Medicamentos que atuam no sistema nervoso podem suprimir a dor, mas este é um tratamento sintomático. A chave para realmente resolver o problema subjacente é relaxar os nervos. Talvez nenhum sistema de tratamento seja tão eficaz quanto a ioga no relaxamento dos nervos. Algumas técnicas fáceis que podem ser praticadas no dia-a-dia incluem respiração profunda (hiperventilação enquanto deitado de costas) e respiração superficial e rápida. A respiração rasa e rápida deve ser como um cão ofegante, e se for feito por cinco minutos, pode acalmar o sistema nervoso. Deixar o estresse reprimido cantando em voz alta, enquanto coloca as mãos no plexo, também pode ser útil.