casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Quais são os três sistemas de tampão no fluido corporal?

O nível de pH (ou a quantidade de íons de hidrogênio (H +) em uma solução) do sangue é importante para garantir a funcionalidade adequada dos sistemas biológicos. O nível ideal de pH do sangue é de 7,4, que é mantido por três tipos diferentes de sistemas tampão trabalhando no corpo. A adição de um ácido ou uma base a uma substância altera o seu nível de pH. Um tampão é uma solução (ou uma substância) que tem a capacidade de manter o pH e trazê-lo de volta ao seu valor ideal. Isso é feito pela remoção adicional ou de íons de hidrogênio. Os tampões que atuam no fluido corporal ajustam o nível de pH do sangue e funcionam para baixar o pH se o nível subir acima de 7,4, tornando o sangue um pouco mais ácido. Se o pH do sangue cair abaixo de 7,4, os tampões agem para absorver átomos de hidrogênio e diminuir a acidez do sangue.

Proteína Tampão

As proteínas são os tampões mais importantes e amplamente utilizados no fluido corporal. O sistema de buffer de proteína é um componente integral do mecanismo de controle de pH do corpo. Os tampões de proteína são intracelulares ou extracelulares. Sua funcionalidade é principalmente focada intracelular e inclui hemoglobina (Hb). Hb é a proteína que funciona para transportar oxigênio dentro do corpo. As proteínas plasmáticas funcionam como tampões, mas a sua quantidade é pequena em comparação com os tampões proteicos intracelulares. Tampões de proteína incluem grupo básico e grupos de proteína tampão ácidos, que atuam como depletores de íons de hidrogênio ou doadores para manter o nível de pH em 7,4. Os tampões de proteína mais conhecidos incluem NaH2PO4 0,1 M, pH 6,2 (tampão de ativação), PBS, pH 7,4 (Tampão de Acoplamento Alternativo) e PBS, 1% de BSA, pH 7,4 (Tampão de Ensaio). br>

O sistema de tampão fosfato é composto de dois íons: íons hidrogênio fosfato e íons di-hidrogenofosfato. O nível de pH do sangue cai abaixo de 7,4 quando os íons H + na corrente sanguínea aumentam. Íons de fosfato de hidrogênio aceitam todos os íons H + adicionais para restabelecer o equilíbrio entre os íons de hidróxido e hidrogênio no sangue. Quando o nível de pH do sangue aumenta acima de 7,4, os íons de di-hidrogenofosfato liberam íons de hidrogênio adicionais para restabelecer o nível de pH do sangue para o seu ideal 7,4.

Sistema de Buffer de Bicarbonato

O sistema de buffer de bicarbonato funciona manter o nível de pH no sangue dos mamíferos. Também desempenha um papel importante na formação de ácido no estômago e para neutralizar o pH do quimo que entra no intestino delgado a partir do estômago. O sistema de buffer de bicarbonato gerencia desequilíbrios de ácido /base e gerencia efetivamente a liberação de excesso de dióxido de carbono como um subproduto da respiração celular.