A dilatação da pelve renal é uma condição que afeta o sistema urinário e faz com que o rim inche com fluido. Esta condição é chamada hidronefrose e afeta principalmente dois grupos populacionais: bebês e adultos mais velhos. Durante a gravidez, anomalias no desenvolvimento fetal podem resultar em anormalidades renais. Nos adultos, a obstrução urinária pode resultar em hidronefrose.
Função
Cada rim tem uma área central onde a urina se acumula, chamada pelve renal. Os ureteres são tubos que drenam a urina das pélvis renais e a direcionam para a bexiga. Se os ureteres estiverem bloqueados ou contraídos, eles não podem efetivamente drenar a urina dos rins. Um acúmulo de urina na pelve renal faz com que ela se dilate. A pelve dilatada normalmente resulta em redução da diurese e infecção do trato urinário.
Detecção e Diagnóstico
Os rins fetais podem ser avaliados na 20ª semana de gestação. O técnico de ultra-som examina o tamanho, posição e textura dos rins e observa os ureteres e o sistema coletor. Em adultos, os sintomas incluem dor no rim ou na área pélvica, especialmente se a produção de urina exceder a taxa de fluxo na área obstruída. O volume da urina pode diminuir ou parar completamente, dependendo da gravidade do bloqueio. Ferramentas de diagnóstico incluem tomografia computadorizada, ultra-som, ressonância magnética e radionuclídeo.
Causas
Existem duas causas principais de hidronefrose. O excesso de urina se acumula na pelve renal quando um ou ambos os ureteres são bloqueados, restringindo a quantidade de urina que drena para fora do rim. Hidronefrose também ocorre quando há um fluxo de volta da urina dos ureteres para o rim.
De acordo com a faculdade de medicina da Universidade de Cornell, hidronefrose é detectada em cerca de 1,4 por cento dos fetos que receberam sonogramas. É a anomalia fetal mais comum e é responsável por cerca de 50% de todos os achados. A hidronefrose em lactentes é resultado de uma anomalia genética. A causa mais comum é a obstrução UPJ (junção ureteropélvica) que resulta de um estreitamento do ureter ao descer do rim. Outra causa de hidronefrose é o refluxo de urina, onde a urina flui de volta para o rim. O refluxo é frequentemente causado por problemas com válvulas nos ureteres que controlam o fluxo de urina.
A hidronefrose do adulto geralmente se desenvolve a partir da obstrução da UPJ. Esse bloqueio pode ser causado por anormalidades anatômicas; compressão por massas ou aumento dos tecidos circundantes, como aumento da próstata, gravidez ou inflamação; anormalidades funcionais, onde partes do trato urinário não estão funcionando adequadamente ou obstrução mecânica por cristais de ácido úrico ou coágulos sanguíneos. A obstrução faz com que a urina se acumule na pelve renal.
Existem várias opções de tratamento disponíveis para adultos e crianças, dependendo da gravidade da dilatação da pelve renal. A maioria dos casos de hidronefrose em adultos é tratada pela remoção da obstrução com cirurgia, endoscopia ou terapia medicamentosa. Os bebês são tratados após o nascimento, embora vários tipos de intervenções fetais estejam disponíveis. Após o parto, os bebês com achados fetais são cuidadosamente examinados e freqüentemente passam por uma série de testes para detectar anormalidades e determinar a função renal. Esses bebês freqüentemente recebem antibióticos para tratar ou prevenir infecções do trato urinário. Muito poucos bebês com hidronefrose requerem cirurgia.
, , ] ]