Os exames de sangue são feitos para verificar se há gravidez, diabetes, colesterol e problemas com vitaminas e minerais. A maioria dos exames de sangue não precisa de preparação. Para aqueles que o fazem, certifique-se de que as instruções dadas pelo médico sejam claras. Se houver alguma dúvida, não deixe de obter as respostas antes do dia do teste.
Tolerância à Glicose - O teste de tolerância à glicose, também conhecido como teste oral de tolerância à glicose (OGTT), verificará como o corpo metaboliza açúcar sanguíneo. Pessoas com diabetes tipo 2 não tratada terão altos níveis de glicose no sangue. Durante a gravidez, os níveis elevados de glicose no sangue podem sinalizar diabetes gestacional. O jejum para este exame de sangue é feito para obter uma leitura precisa dos níveis de açúcar no sangue. Pergunte ao médico sobre qualquer medicamento que esteja sendo tomado e se ele interferirá nos resultados do exame.
Níveis de colesterol -
Esse exame de sangue também é chamado de perfil de risco coronariano. O sangue é analisado para verificar os níveis de triglicerídeos, lipoproteína de baixa densidade (LDL), lipoproteína de alta densidade (HDL), lipoproteína de densidade muito baixa (VLDL sérica) e colesterol total. O jejum antes deste teste garante que os resultados sejam precisos.
O Painel Metabólico Básico O exame metabólico básico do painel metabólico (BMP) é geralmente solicitado como parte de uma rotina física ou para auxiliar no diagnóstico de um problema médico específico. Para obter resultados mais precisos, o jejum é um requisito. Este teste verifica os níveis sanguíneos de glicose que podem indicar diabetes ou um baixo nível de açúcar no sangue chamado hipoglicemia. O cálcio é um mineral importante no corpo, e um desequilíbrio pode indicar problemas nos rins, ossos ou pâncreas.
Ele também mede os níveis de nitrogênio ureico no sangue (BUN) e creatinina, que são produtos residuais e filtrados. fora do sangue pelos rins. Níveis elevados podem indicar que os rins não estão funcionando adequadamente.
Painel Metabólico Abrangente:
Um painel metabólico abrangente (CMP) é um exame de sangue que pode ajudar a diagnosticar doença hepática, diabetes e doença renal, bem como desequilíbrios. em níveis de proteína e eletrólitos. A diferença entre os painéis metabólicos básico e abrangente é que dois testes extras são feitos. Um deles verifica a função hepática medindo a albumina, uma proteína principal no sangue produzido pelo fígado e a proteína total do sangue. O outro mede a fosfatase alcalina (ALP), alanina aminotransferase (ALT), aspartato aminotransferase (AST) e bilirrubina. Altos níveis de qualquer um deles podem indicar que o fígado não está funcionando corretamente.
Siga as instruções dadas pelo médico ou laboratório onde os exames de sangue serão feitos. Se houver algum problema seguindo as instruções, notifique o técnico que deve receber o sangue imediatamente.