Os gases de escape de automóveis, barcos e geradores e ferramentas a gás ou diesel contêm um gás perigoso chamado monóxido de carbono. Como a exposição prolongada a esse gás pode resultar em doenças graves ou até mesmo em morte, é importante reconhecer os sintomas do envenenamento por monóxido de carbono.
Níveis baixos
Quando você está exposto a níveis baixos de gases de escape contendo monóxido de carbono, você terá sintomas semelhantes aos da gripe ou intoxicação alimentar. Você pode estar com falta de ar, um pouco enjoado ou com uma leve dor de cabeça. Se você se afastar do veículo ou da área de exaustão, provavelmente começará a se sentir melhor. No entanto, a exposição contínua a baixos níveis de monóxido de carbono pode causar danos a longo prazo à sua saúde.
Níveis Moderados
Quando você está exposto a níveis moderados de monóxido de carbono, você experimentará dores de cabeça, vertigem, náusea e tontura. Obter um pouco de ar fresco geralmente aliviará esses sintomas. Mas se os sintomas persistirem por um período extenso de tempo e forem deixados sem tratamento, você pode morrer de níveis moderados de envenenamento por monóxido de carbono.
Níveis Elevados
Se você estiver exposto a altos níveis de monóxido de carbono fumos, você pode morrer em questão de minutos.
Sintomas adicionais
Você pode apresentar sintomas adicionais de envenenamento por monóxido de carbono leve ou moderado. Além de dores de cabeça, náuseas, falta de ar e vertigem, você também pode experimentar um julgamento prejudicado, fadiga, dores no peito ou no estômago, confusão, depressão, ansiedade, vômitos ou desmaios. Você pode até sofrer de sintomas graves, como problemas de memória ou andar, alucinações ou convulsões.
Se você ou um membro da família apresentar sinais de envenenamento por monóxido de carbono devido à exposição a gases de escape, ar. Você também quer ir para a sala de emergência. O hospital pode realizar um exame de sangue para determinar se você está sofrendo de envenenamento por monóxido de carbono, a gravidade do envenenamento e o tratamento.