As toupeiras podem ser pouco atraentes, causar desconforto e causar preocupação. Se uma toupeira se torna irritada ou dolorosa, é aconselhável procurar aconselhamento de um médico. As toupeiras podem ser completamente inofensivas, como quando estão por aí e dormentes há anos, ou extremamente perigosas. Tratamento de moles incluem a remoção ou observação por um médico ao longo do tempo.
O que é uma toupeira?
A toupeira é uma condição da pele que se forma a partir de um crescimento benigno de células coloridas. Moles podem aparecer logo no primeiro ano de vida, com mais crescimento na segunda ou terceira décadas de um adulto. As toupeiras podem aumentar em número se uma pessoa gastar uma quantidade significativa de tempo ao sol, sofrer queimaduras graves quando criança ou não praticar cuidados seguros com o sol (como o uso de protetor solar, chapéus e cobertura adequada). Segundo o site da Mole Melanoma, quanto mais moles uma pessoa tem, maior a probabilidade de contrair melanoma maligno, uma forma de câncer de pele.
Moles podem ser perigosas?
Moles podem ser perigosas se tiverem assimetria irregularidade das bordas, variação de cor ou aumento do diâmetro. Os sinais assimétricos são irregulares e são um sinal de que uma área está crescendo mais rapidamente que outra parte da toupeira. A irregularidade na fronteira envolve fronteiras irregulares, nebulosas ou pouco definidas, o que pode indicar um crescimento descontrolado. A variação da cor, especialmente se aparecerem áreas vermelhas, cinzentas ou brancas, deve ser avaliada clinicamente. Moles geralmente ficam relativamente do mesmo tamanho após a idade aproximada de 20. Se um diâmetro muda muito após esta idade, um médico deve olhar para a toupeira.
Moles Itchy
Além dos sintomas mencionados acima moles coceira são uma razão para se fazer uma avaliação médica. Nem toda coceira pode ser um sinal de câncer ou de uma condição médica séria. As toupeiras podem se irritar ao raspá-las, arranhá-las ou molhar-se com as roupas. Se a toupeira tem a mesma aparência há anos, e é apenas coceira após um incidente agudo (como fazer a barba ou coçar), pode não ser nada para se preocupar. Se a toupeira é nova, não teve contato com lâminas de barbear ou unhas e coça o tempo todo, um médico deve ser consultado.
Toupeiras dolorosas
Todas as toupeiras com sintomas mencionados acima podem ser dolorosas. Dor ou desconforto são frequentemente o primeiro sinal de que uma pessoa percebe quando acha que sua toupeira pode ser perigosa. As toupeiras muitas vezes podem estar coçando, doloridas ou causar dores pulsantes. Os médicos devem estar cientes da localização da dor, sua duração e sua gravidade quando se discute a toupeira. O tratamento de moles geralmente envolve a remoção ou observação da toupeira ao longo do tempo. Os métodos para remover uma toupeira incluem excisão de barba e cirurgia excisional. Uma excisão de barbear envolve um médico entorpecendo a área ao redor da toupeira e usando uma pequena lâmina para cortar ao redor e sob a toupeira. Uma cirurgia excisional corta toda a toupeira, juntamente com alguns tecidos e pele circundantes. O médico usa um bisturi ou ferramenta de perfuração e, em seguida, suturas o buraco fechado na pele. Se uma toupeira não é cancerígena ou de preocupação para o médico, ele pode optar por vê-la ao longo do tempo para ver se e como ela muda antes de decidir sobre a cirurgia.