Independente do tamanho ou do uso final Band-Aids consiste em uma mistura de gaze de algodão esterilizada embutida em plástico flexível ou fita de vinil. Um tecido semelhante à crinolina é usado para cobrir as extremidades expostas da fita para evitar que a fita grude nela antes de usar. Ao longo dos anos, os fabricantes de produtos Band-Aid melhoraram tanto a fita quanto o algodão estofado com gaze para melhorar o desempenho do Band-Aid. Nos primeiros anos Band-Aids fez uso de fitas cirúrgicas baseadas em algodão em que a gaze foi incorporada. Esses Band-Aids muitas vezes não conseguiam permanecer na ferida, pois as contrações da pele em que estavam presas, a transpiração humana e as contrações musculares causavam a falha da fita e a queda da ferida. Através de extensa pesquisa e desenvolvimento e trabalhando com fabricantes de fita Band-Aid fabricantes desenvolveram plástico mais flexível e mais adesivo, e depois, fitas de vinil que não só permaneceram no lugar superando essas condições, mas ofereceram a vantagem de melhorar a proteção contra sujeira e bactérias de contato . Os fabricantes de band-aid também trabalharam para melhorar a gaze em si. Na produção inicial de Band-Aids prontamente disponível, gaze de prateleira era usada para fazer band-aids. Dependendo do tamanho das bandagens esterilizadas Band-Aid, utilizou-se gaze simples com 16-20 fios de algodão por polegada em ambas as direções (horizontal e vertical). Após anos de desenvolvimento, as compressas de gaze foram reconstruídas para proporcionar uma trama mais apertada e uma almofada mais espessa, muitas vezes tecida em tecido tridimensional, que foi projetada para proporcionar melhor proteção da ferida, mas ainda permitir a circulação de ar na ferida.
Enquanto as feridas maiores, como esfaqueamentos ou outras penetrações internas profundas do corpo, requerem cirurgia e pontos para reparar a ferida, cortes e arranhões podem ser reparados sem a necessidade de cirurgia ou pontos. Essas feridas cicatrizam sozinhas quando o sangue preenche a ferida aberta e coagula, formando uma crosta para cobrir a ferida. À medida que a crosta se torna espessa, ela fecha a ferida exposta e dá tempo para formar uma nova pele e, com o tempo, cicatriza.
Como funciona o band-aid - Band-Aids desempenha o mesmo papel de cura da sarna que forma e protege o local da ferida. Antes da formação de uma crosta, um Band-Aid é colocado sobre a ferida aberta, protegendo a área de contaminação e infecção bacteriana. Embora possa ser uma surpresa, um papel significativo do Band-Aid é impedir a formação da sarna. Estudos descobriram que as feridas cobertas por crostas espessas geralmente se abrem quando a crosta seca e se torna rachada e quebradiça, muitas vezes antes de ocorrer a cicatrização. Isso permite que a contaminação e a infecção bacteriana entrem na ferida. Band-Aids de hoje são projetados para tirar o sangue da ferida como a almofada tridimensional absorvente estéril retira o sangue da ferida e impede a formação de uma crosta pesada. O Band-Aid serve a função da crosta, protegendo a ferida e selando as bactérias, permitindo a circulação do ar no local da ferida. As fitas mais novas proporcionam melhor vedação em torno do local da ferida e as almofadas estéreis tridimensionais reprojetadas desempenham um papel vital na absorção do excesso de sangue enquanto protegem a ferida sem grudar na ferida. Estudos recentes mostraram que o uso da proteção Band-Aid fornece a vantagem adicional de curar mais rápido e com menos cicatrizes do que feridas em que as crostas foram criadas.